Por Sidney Gusman
Mortadelo y Filemón. Mundial 2010 (formato 21 x 29 cm, 48 páginas, 15 euros) é o nome do mais recente álbum do espanhol Francisco Ibáñez Talavera, publicado em seu país pela Ediciones B.
Desta vez, Mortadelo e Salaminho, como são chamados no Brasil os atrapalhados agentes secretos da T.I.A. (Técnica em Informações Avançadas), vão à África do Sul depois que seu chefe, o Super, recebe a informação de que um dos árbitros do Mundial será subornado. É a deixa para dezenas de confusões e boas gargalhadas.
Nenhum jogador é retratado na história, mas o treinador da Espanha, Vicente del Bosque, aparece bastante.
Ibáñez começou a fazer álbuns de seus personagens envolvidos com a Copa do Mundo a partir de 1978, na Argentina. Desde então, tornou-se uma tradição, a cada quatro anos, ver Mortadelo e Salaminho aprontando das suas pelos gramados do mundo.
Infelizmente, Mortadelo e Salaminho estão sumidos do mercado brasileiro desde 1996. Por aqui, eles tiveram 30 álbuns publicados: 29 pela Cedibra (sendo um deles o da Copa de 1978) e um pela Manole. Já passou da hora de alguma editora resgatar esse material.
Para saber mais sobre a trajetória de Mortadelo e Salaminho no Brasil, confira o Museu dos Quadrinhos especial sobre a série, escrito por Marcelo Naranjo em 2004.
FONTE: UNIVERSO HQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário