quinta-feira, 15 de julho de 2010

Custódio lançará álbum Anita Garibaldi em agosto

Como prometera em 2009, o quadrinhista, chargista e ilustrador Custódio informou que o lançamento do álbum Anita Garibaldi - O nascimento de uma heroína deve acontecer no dia 4 de agosto, em São Paulo, em local ainda não divulgado.

Nessa data serão completados 160 anos da morte da personagem central da história, que foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi e o acompanhou em combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália.

O álbum, uma edição do próprio autor, foi um dos dez trabalhos beneficiados, em 2008, com uma verba de 25 mil reais, pelo ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Neste ano, Custódio ficou entre os suplentes.

No blog que criou para retratar o desenvolvimento do trabalho, Custódio contou que fez três anos de pesquisas para confeccionar o álbum. E entre contar a história toda de Anita Garibaldi de forma precária (devido ao número de páginas da obra, 64), optou por focar a HQ na infância e na juventude da protagonista, um período esquecido da vida de Anita.

"A opção por focar a infância e juventude foi tomada, a princípio, com um pouco de dor no coração, pois queria uma biografia completa. Só que, com o aprofundamento da pesquisa, percebi que, para ficar um trabalho de qualidade, precisaria de 100 páginas ou mais", explica Custódio. "Dentro do prazo, do orçamento e do projeto aprovado pelo ProAC, seria impossível. Mas depois de tomada essa decisão, ficou evidente que eu ainda tinha um livro bastante rico."

O que também motivou a decisão do autor foi o fato de a vida de Anita já ter sido tema de ópera, teatro, filme mudo (1910), filme atual (em fase de pós-produção), minissérie de TV, romances em várias línguas e biografias, mas nunca de uma história em quadrinhos.

"Além disso, a infância e juventude dela (incluindo o ambiente social e político em que se encontrava), quando ela encontrou Garibaldi e era conhecida como 'Aninha do Bentão', nunca foram abordadas exclusivamente em qualquer linguagem artística ou obra. Era sempre an passant. No álbum, trato disso em paralelo com a juventude de Garibaldi, que também estava em formação no mesmo período", revela.

A quarta capa do livro, também divulgada no blog, traz depoimentos do jornalista Paulo Markun, autor do livro Uma Heroína Brasileira; do desenhista Spacca e do historiador Carlos Marega.

Até o momento, não foram divulgados o local do lançamento e o formato e o preço de Anita Garibaldi - O nascimento de uma heroína. Custódio ressalta que pretende terminar a outra parte da biografia de Anita Garibaldi futuramente.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: