quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jornalismo em quadrinhos: Última reportagem da série homenageia Jean Charles com história em quadrinhos


Thiago Herdy - Estado de Minas

Publicação: 28/07/2010 08:08 Atualização: 28/07/2010 08:20

A tragédia que ceifou a vida do mineiro Jean Charles de Menezes já foi contada de todas as formas possíveis, foi transformada em filme, ganhou manchetes do noticiário internacional e manchou de sangue inocente a até então intocada reputação da infalível Scotland Yard, a polícia britânica orgulho de sua majestade e expôs também a face de um novo e terrível inimigo criado pelo terrorismo internacional: o medo e a paranoia.

Sem saber o que o destino lhe reservava naquele 22 de julho, Jean acordou, se vestiu e saiu apressado para mais um dia em sua vida. Tomou o ônibus, o metrô, leu as notícias do dia e morreu, sem saber o porquê de tamanha violência. Seguido por agentes contaminados pelo medo e pela paranoia disseminanda pelo terror, e vítima de uma sucessão de erros da polícia londrina, Jean deixou a vida para virar estatística e notícia.


Ao refazer os passos do brasileiro, o EM humanizou sua história, convidou a todos nós, que acompanhamos a tocante narrativa de Thiago Herdy, a cruzar o Atlântico e viver as agruras, as lutas e vitórias dos milhares, que, como fizeram os grandes navegantes do passado, deixam sua terra em busca de um sonho. O repórter nos emprestou seus olhos, seus ouvidos e nos levou a viver o sonho do imigrante. Ao fazer isso, fez com que nós fôssemos, por alguns momentos, Jean Charles. Assim, no quinto aniversário de sua morte, o jovem mineiro, generosamente, divide essa homenagem do EM com todos os bravos homens e mulheres que partem para lutar, em terras estrangeiras, pelo sonho de dias melhores.

Para encerrar a série, não recontamos a história já tão repetida em várias línguas e formatos. Isso Thiago Herdy, com maestria e poesia, já fez na primeira matéria da série. Assim, escolhemos uma velha canção dos Beatles, In my life (Em minha vida), para contar em quadrinhos o que teria sido mais um dia na vida de Jean Charles.

FONTE: UAI

Nenhum comentário: