terça-feira, 6 de julho de 2010

A trajetória das histórias em quadrinhos em foco na Gibiteca

Estão abertas as inscrições para o curso sobre a história das Histórias em Quadrinhos – HQ, que a Gibiteca de Curitiba promove de 5 de agosto a 18 de novembro. Sob a orientação do professor Claudio Eduardo Rubin, os participantes irão analisar diferentes séries e personagens da HQ mundial. O curso tem custo mensal de R$ 40 e o pagamento da primeira mensalidade deve ser feito no ato da matrícula. Informações na própria Gibiteca ou pelo telefone (41) 3321-3250 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3321-3250 end_of_the_skype_highlighting.


Com o auxílio de exposição temática, material gráfico (revistas e livros) e recursos de multimídia, Rubin provocará indagações sobre o potencial estético-ideológico das HQs, apontando a originalidade expressiva do gênero, por meio dos elementos formais utilizados. Partindo de “Little Nemo in Slumberland”, de 1911, primeira animação de Winsor McCay, cartunista e animador norte-americano pioneiro na técnica de desenhos animados, o professor mostrará a antecipação do enquadramento cinematográfico.

A viagem pela história das HQs continuará na abordagem de 16 diferentes criações, entre elas “Dick Tracy”, de Chester Gould – a primeira e mais destacada série do gênero detetivesco, que traduziu a dimensão moral em aspectos gráficos; “The Spirit” (O Espírito), de Will Eisner, com sua noção de herói humanista; “Tintin”, de Hergé, a invenção gráfica mais influente das HQs europeias; “Peanuts”, de Charles Schultz, o humor abstrato nas HQs sob o olhar de um grupo de crianças; e “Spider-Man / Fantastic Four/Hulk”, de Stan Lee, responsável pelo impacto cultural dos primeiros super-heróis Marvel, no início da década de 1960; além da publicação “O Gralha”, de vários artistas paranaenses que lançaram mão da multiplicação das estéticas para a afirmação de uma proposta artística.

O professor

Nascido na Argentina, mas vivendo há anos no Brasil, Claudio Eduardo Rubin é especialista em Psicologia Clínica e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Já ministrou cursos e palestras sobre histórias em quadrinhos na Gibiteca de Curitiba e no Solar do Rosário, além de ser responsável pelas exposições “Super-Heróis da Golden Age – A História de 100 Cartazes", realizada na Gibiteca, e "Batman 60 anos", que aconteceu na Livraria Itiban.

Serviço:
Curso “História das HQs”, com o professor Claudio Eduardo Rubin
Inscrições: até 5 de agosto
Local das inscrições: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30; sábados, das 14h às 19h.
Informações pelo telefone
(41) 3321-3250 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3321-3250 end_of_the_skype_highlighting
Investimento: quatro parcelas de R$ 40 (a primeira mensalidade deve ser paga no ato da matrícula)
O curso será ministrado na Gibiteca de Curitiba, de 5 de agosto a 18 de novembro, com aulas às quintas-feiras, das 16h30 às 18h.

FONTE: BEM PARANÁ

Nenhum comentário: