A Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, no Sul do Ceará, realiza oficina de história em quadrinhos para crianças da região. A fundação que já publicou mais de 70 títulos, tem como foco de seus roteiros a educação ambiental, importância da leitura para crianças e a história dos índios cariri.
O professor da oficina de história em quadrinho, Spacca, dá dicas profissionais às crianças, mas ressalta que não pode limitar a criatividade típica das crianças. “O objetivo é transmitir um pouco da experiência que a gente tem, no sentido de aumentar o repertório deles e oferecer mais técnica, mas sem descaracterizar a criatividade que eles já têm”, diz o professor.
O estudante Felipe Alves, que já tem desenhos publicados nos livros da Fundação Casa Grande, diz que os conhecimentos adquiridos na oficina de quadrinhos ajudou no seu desenvolvimento do seu talento, “principalmente no ponto de vista do desenho, que eu aprendi perspectiva e outras coisas que ajudam a melhorar o desenho”.
A estudante e recepcionista da fundação, Tainara Alves, que gosta de escrever poesia, diz que os desenhos ajudam na criatividades dos textos. “Quando você faz o desenho, ajuda a refletir aquilo que você escrever”, diz a garota.
Já o gerente da biblioteca, José Wilson, diz que as publicações que eles produzem transmitem conhecimento aos leitores. “Leio muitas histórias e crio as minhas próprias interpretando através do gibi. É uma forma de repassar às crianças o que a gente aprende.”
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário