quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Exposição revela que gauleses não se pareciam com 'Asterix'


Nenhum capacete alado, menires ou javalis: nossos "ancestrais gauleses" não se pareciam de jeito nenhum com a imagem do personagem Asterix, revela uma exposição inaugurada nesta quarta-feira (19), em Paris, no Museu das Ciências e da Indústria.
Entre as peças mais raras, apresenta um "carnix", um instrumento musical da época. Intitulada Gaulois, une exposition renversante, (na tradução, Gauleses, uma exposição surpreendente), a mostra tumultua todas as ideias sobre numa civilização que, das "Guerras Gálicas" de Júlio César às histórias em quadrinhos de Uderzo e de Goscinny, nutriu o imaginário coletivo dos franceses e foi instrumentalizada de acordo com as mudanças políticas.
Longe de serem guerreiros hirsutos, bárbaros e desordenados expulsando os romanos e se fartando de javalis, os gauleses pertenciam a uma "sociedade mais refinada e muito estruturada, tanto no plano político quanto social", disse François Malrain, arqueólogo e curador científico da exposição, junto com Matthieu Poux, professor de arqueologia.
A imagem foi construída através dos outros, principalmente os romanos, porque não aparece nos raros textos gauleses conservados, explicou Maud Gouy, curador geral.
Abandonada pelos reis da França, foi "reabilitada" a partir de la Revolução Francesa, legitimando uma "nação ancorada num território" e a serviço "do aprumo nacional" nos "canteiros da juventude" de Vichy.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO, CLICANDO AQUI!

Nenhum comentário: