sábado, 23 de junho de 2012

O III Encontro Internacional de Ciências Sociais crise e emergência de novas dinâmicas sociais

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFPel tem o prazer de convidar a comunidade científica – instituições de ensino superior, de pesquisa e de extensão, públicas ou privadas para participarem do III EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais.

O Evento tem ocorrido a cada dois anos, desde o segundo ano da fundação do Programa de Mestrado da UFPel – Pelotas. O crescente sucesso das edições anteriores tem encorajado a continuidade do Evento, que se pretende tornar mais um pólo produtor e disseminador de conhecimento, agregando pesquisadores de todo o país e do exterior.

Temática do evento
O objetivo do III Encontro Internacional de Ciências Sociais é o de promover e aprofundar o debate sobre as mais recentes crises e transformações das sociedades contemporâneas. Nesse quadro, leva-se em consideração a interpenetração entre as realidades configuradas pela lógica do Estado-nação e as dinâmicas sociais instauradas pelas diversas mobilidades de pessoas, objetos, imagens
e informações promovidas pela sociedade global.
Destaque para o GT SOCIOLOGIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Coordenador (a): Dr. Iuri Andréas Reblin (EST)
Dr. Nildo Viana (UFG)

Resumo:
A sociologia aborda o conjunto dos fenômenos sociais e as chamadas sociologias especiais focalizam determinado fenômeno de forma a abarcar sua relação com as demais relações sociais. As histórias em quadrinhos são um fenômeno social. Enquanto tal, as histórias em quadrinhos estão inseridas na dinâmica e diversidade de bens culturais que permeiam a vida social e a cotidianidade e são, por sua vez, manifestações delas. O Grupo de Trabalho que propomos visa focalizar as histórias em quadrinhos como fenômenos sociais. Assim, a partir das contribuições da sociologia das histórias em quadrinhos e de outras contribuições da sociologia e ciências afins, buscamos analisar as histórias em quadrinhos e também suas relações com diversos outros fenômenos sociais. As histórias em quadrinhos não apenas manifestam determinadas concepções, valores, entre outras manifestações culturais, como também são produtos sociais e sua constituição social remete para diversas relações envolvidas no seu processo de produção. Desta forma, as análises sociológicas podem focalizar no processo de produção dos quadrinhos quadrinhos, bem como nas suas características sociais, culturais, políticas, etc. Os estudos sociológicos sobre quadrinhos abordam personagens, gêneros, temas, publicações, entre uma diversidade enorme de aspectos relacionados aos quadrinhos. Desta forma, o Grupo de Trabalho aceita propostas sob distintas abordagens teórico-metodológicas para a discussão sobre os seguintes temas: a produção social dos quadrinhos, quadrinhos e manifestações culturais (valores, religião, representações, etc.); manifestação de relações sociais em quadrinhos, entre outros derivados, bem como em casos específicos de determinados personagens, histórias, períodos, casos específicos, entre outros; abordagem e leitura hermenêutica das histórias nacionais e estrangeiras; influência dos modelos apresentados pelas histórias em quadrinhos na sociedade brasileira; histórias em quadrinhos e educação; histórias em quadrinhos e cultura pop.

Mais informações clicando aqui!


Nenhum comentário: