Dia 26 será a final do concurso ‘Literatura e Africanidades em
Histórias em Quadrinhos’, no auditório da Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro (UFRRJ). A disputa faz parte do projeto da secretaria
municipal de Educação de Nova Iguaçu de usar as tirinhas para motivar os
alunos a participar.
O objetivo é, de forma divertida, inserir no currículo a discussão de
temas ligados à participação africana na formação cultural brasileira. A
programação faz parte da ‘Semana de Consciência Negra’.
Serão premiados os três primeiros nas categorias infantil (primeiro ao
quinto ano) e juvenil (sexto ao nono ano) e os professores. O concurso
foi lançado em setembro, durante formação com incentivadores da leitura e
produção textual.
Para a composição do trabalho com as crianças, os educadores
participaram de formação continuada sobre o gênero literário. Na
categoria infantil, os alunos das séries iniciais, com apoio dos
‘Incentivadores da Leitura’, fizeram histórias em quadrinhos com no
máximo seis cenas. Já na segunda, produziram tirinhas de três cenas.
Segundo os professores, os resultados foram bons. Aline Cristina Moura
Vieira, incentivadora da leitura da Escola Municipal Professor Márcio
Caulino Soares, trabalhou com os alunos do quinto ano o autor Maurício
de Souza e depois os contos africanos. Victor Hugo da Silvam aluno dela,
está entre os finalistas do concurso com a tira ‘Ora, Vai Procurar Sua
Turma’, que trata do preconceito.
Já a professora de Incentivo a Leitura e Produção Textual Silea
Ferreira Gonçalves contou que não teve dificuldades em trabalhar a
temática. “A questão do preconceito é cultural e também faltam
informações. Eles gostam da comida, da dança, admiram o penteado, mas
não associam tudo isso ao continente africano”, explicou a professora.
PUBLICADO ORIGINALMENTE NO O DIA
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