sábado, 9 de agosto de 2008

Dois quadrinhos recomendados para trabalhos escolares

Pois é, na última postagem eu disse que fiz minha visita semanal à distribuidora de jornais de revistas da minha cidade. O que eu não falei é que além do gibi da Mônica nas Olimpíadas eu encontrei mais duas produções do Maurício de Sousa que podem fazer diferença nas salas de aula. A primeira, é um lançamento da Panini: Saiba Mais sobre Literatura Infantil. Eu li e aprovei o conteúdo, que pode se usado do 4º ao 7º ano, tranquilamente. Maurício de Sousa faz uma viagem na história da literatura infantil até os dias atuais, citando autores clássico e dando destaque a autores nacionais, como Monteiro Lobato e Ana Maria Machado.

Ele cita livros, faz uma pequena biografia de autores e introduz o leitor no mundo da literatura. Este material é indicadíssimo para aulas de língua portuguesa e literatura, além de poder ser usado nas aulas de história. Por exemplo, Maurício faz uma introdução falando sobre como surgiram os livros impressos, passando pela Idade Média e indo até a Idade Moderna. A revista custa cinco reais e vinte centavos e tem atividades indicadas para alunos até 10 ou 11 anos.

Outro achado - este particularmente me interessou - foi a edição de Você Sabia? Aleijadinho. De longe, é uma das melhores coisas que Maurício fez. Material indicadíssimo para trabalhos escolares. Ele conta a história do grande artista Barroco, Antônio Francisco Lisboa. A HQ é um tipo de biografia em quadrinhos, voltado para crianças. Linguagem simples, dados significativos, com certeza tem tudo para prender os nossos alunos no assunto e garantir uma aprendizagem sem lacunas.

As atividades são muito interessantes, também. A edição traz curiosidades e mostra como Aleijadinho produziu sua obra mais famosa: os Doze Profetas. Trata-se de um daqueles "encalhes" que a Editora Globo tem trazido às bancas, pelo preço maravilhoso de 1,99. Pois é, dá até para o professor pedir aos alunos para comprarem. Eu recomendo.

Ah, antes que me esqueça, eu gostaria recomendar estas HQs a duas pessoas: Leonor Werneck e Karina Saavedra. No caso Leonor, porque se trata de um material sobre literatura infantil, no caso da Karina, porque na HQ do Aleijadinho há referências sobre Hanseníase.

2 comentários:

Ana disse...

A HQ ajuda muito na escola. Eu sempre que possível utilizava as histórias para deixar minhas aulas mais interessantes.

Natania A S Nogueira disse...

Sim! Elas quebram a rotina e as ilustrações atraem muito os alunos. Fazer atividades com HQs é uma boa forma de avaliar o aprendizado, tb.