domingo, 17 de abril de 2022

BIBLIOTECAS ESCOLARES E GIBITECAS: ESPAÇOS DE TRANSFORMAÇÃO PELA LEITURA


 Em 1869, o desenhista ítalo-brasileiro Ângelo Agostini lançou a primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira. Posteriormente, Agostini também lançaria o primeiro e mais importante periódico voltado para a leitura infantil na América Latina: "O Tico-Tico". Isso fez do Brasil um país de tradição na produção dos quadrinhos infantis, que hoje os exporta para os cinco continentes.

Porém, ainda são poucos os acervos de quadrinhos especialmente voltados para as crianças. As gibitecas, que podem ser independentes ou funcionar dentro de bibliotecas, são ambientes de formação de leitores. Seja nas escolas ou nas bibliotecas públicas, elas cumprem um papel ainda mais importante: a mediação de leitura, com a leitura compartilhada e inclusiva dos quadrinhos. Isto ocorre devido às características da linguagem dos quadrinhos: híbrida de textos e imagens, de caráter lúdico e atrativo.  

Para falar sobre a inicialização na leitura por meio de gibis, o CFB promove a live "Bibliotecas escolares e gibitecas: espaços de transformação pela leitura".

Palestra "Gibitecas, escolas e o incentivo à leitura" 

Natania Nogueira  - Professora e idealizadora do projeto da gibiteca escolar na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado  

Palestra "Gibiteca: mais do que uma biblioteca de quadrinhos"

Eduardo da Silva Pereira  - Bibliotecário, escritor e diretor da Biblioteca Pública Municipal de Fortaleza e da Gibiteca de Fortaleza  

Palestra "Primeiros passos com livros na biblioteca escolar da Escola Santa Joana Francisca: o livro além do objeto"

Glauber West  - Bibliotecário, com atuação na produção de fanzines e bibliotecas públicas e escolares  

Mediação  - Valéria Bari  - Bibliotecária, conselheira do CFB e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) 

Para assistir basta clicar aqui!

Nenhum comentário: