sábado, 23 de abril de 2022

QUADRINHOS QUE INFORMAM SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS

O dia 14 de abril foi oficialmente instituído como dia mundial de combate à doença de Chagas durante a 72ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em 2019. Desde então, várias instituições nacionais e internacionais trabalharam ainda com mais afinco na conscientização da população para o combate dessa doença que ainda é pouco conhecida.


Segundo a organização Médicos Sem Fronteira (MSF),  afeta de 6 a 7 milhões de pessoas em todo o mundo, e, aproximadamente, 10 mil mortes serão causadas por enfermidades que estão relacionadas a Chagas todos os anos. Na América Latina, a patologia é endêmica nos 21 países, colocando 75 milhões de pessoas da região sob risco de infecção.

 

Para informar a população dos riscos da doença a FIOCRUZ  produziu a HQ Triatomíneos - transmissores da doença de Chagas, desenvolvida pela equipe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), cuja distribuição é gratuita. A cartilha pode ser acessada gratuitamente clicando aqui!


Na mesma direção, a MSF, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa lançou uma HQ da Turma da Mônica, direcionada ao público infantil. A publicação também conta com o apoio da Fiocruz e da Iniciativa Medicamentos para Doenças (DNDi) e pode ser acessada gratuitamente, clicando aqui

Nenhum comentário: