terça-feira, 2 de agosto de 2022

VOCÊ SABE O QUE É UM MANGÁ?

O mangá é um dos tipos dos quadrinhos que mais faz sucesso em todo o mundo. Na Gibiteca Escolar Helena Fonseca, os mangás são alguns dos títulos mais procurados por meninas e meninos. Seus personagens servem, inclusive, como modelos para os desenhos que eles fazem em seus cadernos.

O mangá surgiu o Japão e sua origem remonta ao século XIX. O primeiro a fazer o que chamamos hoje de mangá teria sido o pintor Katsushika Hokusai, em 1814. Ele criou uma série de publicações, reunidas em 15 volumes, com o nome de “Hokusai Mangá”. Daí a origem do nome que temo hoje para os quadrinhos Japoneses.

Ao contrário dos quadrinhos ocidentais, os mangás são lidos da direita para a esquerda e a primeira página da história, é a última da revista.  Ocidente seria o fim da revista, no Japão é o início.  Algumas características do mangá são:

- O uso de muitas onomatopeias, muito mais do que nas HQs ocidentais;

- Os personagens dos quadrinhos japoneses sempre têm olhos grandes e costuma ter corpos magros;

- No Japão eles são publicados em podem conter cerca de 200 páginas e nessas são reunidas várias histórias, de autores diferentes;

- No Japão eles são produzidos em preto e branco e publicados em papel jornal, por isso são muito baratos.

Saiba um pouco mais sobre os mangás assistindo um vídeo com alguns especialistas no tema.


 

Fonte consultada

Mangás JBC. Disponível em: < https://editorajbc.com.br/mangas/inf/as-caracteristicas-dos-mangas/>. Acesso em 27 jul. 2022.


Nenhum comentário: