segunda-feira, 22 de setembro de 2008

História e Histórias em Quadrinhos

História é a minha praia. Toda vez que tenho a oportunidade de poder anunciar aqui o lançamento de uma HQ baseada em fatos históricos e/ou com fins educativos é para mim uma grande felicidade. Minha última compra, por exemplo, foi Dom João Carioca. Para minha felicidade, a Gibiteca tem recebido várias HQs deste gênero e, sempre que posso, eu leio.

Este mês recebemos uma doação especial, da qual não tem como não fazer um comentário detalhado. Recebemos do quadrinhista André Diniz três HQs autorais, toda eles com temas relacionados à nossa história. A primeira da qual vou falar é Chico Rei. A HQ resgata a história de Galanga, rei do Congo, que foi capturado na África e trazido como escravo para o Brasil, durante o período colonial. Ele trabalho nas minas de ouro, do século XVIII. É uma HQ que retrata o drama da escravidão, baseando-se na vida deste personagem emblemático. Ela por vezes tem momentos comoventes, como o do encontro de Galanga (depois chamado de Chico Rei) com seu filhos. No geral, um ótimo material para-didático a ser utilizado nas aulas de história.

A Segunda HQ (seguindo um critério cronológico de análise) é Ponha-se na Rua. Trata-se de uma obra construída sobre um contexto histórico específico: a instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro. A HQ conta de forma divertida um dos episódios mais marcantes deste período: a desocupação de residências na cidade do Rio de Janeiro para alojar-se os quase 15 mil portugueses que se transferiram para lá, fugindo de Napoleão. No caso, o personagem central é João Fernandes (filho de Chica da Silva) que foi um dos vitimados da época.

Por fim, temos uma HQ que retrata uma fase negra da nossa história: a ditadura militar. Subversivos mostra o cotidiano da luta contra a ditadura no Brasil, mostrando do drama de quem entra na clandestinidade, tendo inclusive cenas de perseguição e tortura. Uma HQ forte e baseada em pesquisa bibliográfica e que se traduz em um rico material para se trabalhar o período Embora seja um parte recente da nossa história, fora alguns filmes e algumas imagens é difícil encontrar, pelo menos para mim, um material deste tipo, para trabalha nas salas de aula.

As três HQs fazem parte agora do nosso acervo e todos estão convidados a se sentar em um cantinho da nossa gibiteca e apreciar este rico material.

Nenhum comentário: