sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Revolução Farroupilha em quadrinhos

Os livros didáticos e as narrativas populares passam adiante as histórias da maior batalha vivida pelo povo rio-grandense – a Guerra dos Farrapos. São mitos e verdades que se misturam, personagens que se solidificam com os anos e uma tradição que fortifica suas raízes.

Na Gazeta do Sul a celebração do 20 de setembro – data que lembra o acordo que colocou fim à guerra – vai receber um tom diferente. Ao invés da reprodução de retratos, quadrinhos de traço simples e recheados de humor prometem contar a história rio-grandense de uma maneira única. “O simples fato de conseguirmos juntar alguns cacos dessa e transformá-los em humor, demonstra que não saímos derrotados. Não é só de vitórias que se forma o caráter de uma nação”, salienta o responsável pelos desenhos, Paulo Louzada.

O texto é baseado na pesquisa feita pela jornalista Gisele Loeblein e revisão da historiadora Maria da Graça Schenkel. “É um texto fácil, com gravuras agradáveis. Uma trama surrealista envolvendo uma prosa de galpão entre o Tapejara e o Tio Gamela”, adianta Louzada. Já os rumos dessa conversa, ainda são um mistério. “Desculpa, mas eu não posso revelar o final da novela. Está no contrato”, brinca.

Sobre a interação entre os quadrinhos e a história, Paulo lembra que já fez uma porção de coisas dentro desse contexto, utilizando o universo dos desenhos como um instrumento didático. “Por sua versatilidade, velocidade de comunicação, universo lúdico e por estar ligado à sensação de prazer e relaxamento, é uma das formas mais eficientes de transportar uma história para a memória”, explica.

Louzada, o pai de Tapejara, confessa que traz na lembrança o fato de rabiscar um papel, se arrastando pelo chão. “Só não me lembro se foi aos quatro anos ou na churrasqueada da semana passada”, brinca, dizendo que essa resposta pode definir sua personalidade e revelar há quanto tempo dedica boa parte do sua vida aos desenhos.

Fonte: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=101896&intIdEdicao=1577

Nenhum comentário: