terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eventos, cursos e lançamentos

Muitas novidades esta semana. Para começar, temos um evento sobre quadrinhos, a Semana de Quadrinhos da Travessa.

O evento será realizado de 06 a 10 de outubro de 2008, na Livraria da Travessa, na loja do Barrashopping (Avenida das Américas, 4.666 - loja 220 - Rio de Janeiro/RJ). São diversas mesas-redondas, com os temas Tiras - O Dia a Dia dos Quadrinhos; Produção Independente; Diálogos com a Nona Arte; Mulheres nos Quadrinhos e o documentário Quadrinhos. Clique na imagem ao lado para conferir toda a programação.

Outra novidade é a abertuda de inscrições para o Curso de mangá e cultura japonesa na PUC-RS a ministrado por Marcos Pinto, no Instituto de Cultura Japonesa da PUC-RS.

O curso tem duração de quatro meses, com aulas às terças-feiras, de 19h30 a 21h25. O investimento é de R$ 204,00 ou quatro parcelas de R$ 51,00. As inscrições devem ser feitas no prédio 40 da universidade, no quinto andar, sala 201 – de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. O telefone para contato é (xx51) 3320-3583.

Confira o conteúdo programático:

- Estrutura e proporções de mangá Shojo e Shonen - desenho de personagens adultas e crianças;
- Drapeamento (tecido), cabelo, acessórios;
- Estilização em mangá, SD, desenho de mangá Kodomo (para crianças );
- Perspectiva, luz e sombra;
- Proporções para objetos e cenografia;
- Desenho de armaduras e robôs;
- Desenho de veículos;
- Técnicas de arte-final;
- Editoração (tradicional e online);
- Direitos autorais e registro (aula aberta ao público e convidados).

Por fim, mas não menos importante está o lançamento de uma HQ nacional. O cartunista Flávio Luiz lança o álbum Aú, o Capoeirista, com histórias de um personagem tipicamente brasileiro. As histórias, ambientadas em Salvador, são repletas de aventura, humor e consciência ecológica, mostrando o cotidiano do capoeirista mirim Aú e seu inseparável amigo, o macaquinho Lucurí.

Criado por Flávio em 1992, Aú (cujo nome deriva de um conhecido movimento da capoeira) começou com o esboço de um típico capoeirista baiano recepcionando uma francesa nas ruas do pelourinho, feito para a exposição Bandes Dessinée – Quadrinhos Franco-belgas, em parceria com a Aliança Francesa, em Salvador. Nascia assim a idéia de criar um personagem com características do povo brasileiro. Depois de sucessivos estudos, esboços e aperfeiçoamento no traço, o personagem se consolidou, ganhou vida e atualmente tem 16 anos.

O objetivo da publicação é conquistar um público leitor de histórias em quadrinhos carente de personagens tipicamente brasileiros, no cenário das HQ nacionais. A publicação foi viabilizada com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Para saber mais sobre Aú e seus amigos, clique aqui .

O álbum será lançado dia 7 de outubro na Aliança Francesa de Salvador (Av. Sete de Setembro, 401, Ladeira da Barra), às 19h30.

Flávio Luiz nasceu em Salvador e começou a carreira em agências publicitárias. Em 1994 e 2000, conquistou o primeiro lugar no Salão Internacional de Humor em Piracicaba. Em 2000, também recebeu o Troféu HQMix com a revista independente Jayne Mastodonte Adventures #1, entre outros prêmios no Brasil e exterior.

Fontes:
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=17542
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=17540
http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n30092008_05.cfm

Nenhum comentário: