Esta semana um personagem dos quadrinhos mundialmente conhecido completou 44 anos de existência. O personagem foi concebido para uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos, que procurava uma “mistura de Blondie com Peanuts”. Porém, o esboço do personagem não foi utilizado pela agência responsável pela campanha. Foi só em 29 de setembro de 1964 que Mafalda apareceu pela primeira vez em “Gregorio”, suplemento de humor da revista “Leoplán”, que publica 3 tiras. Em 29 de setembro o semanal “Primera Plan” de Buenos Aires, começa a publicar Mafalda regularmente.
Criação do argentino Quino, Joaquín
Em 1966, é publicado o primeiro livro que reúne, em ordem cronológica, todas as tirinhas de Mafalda. “Así es la cosa, Mafalda” torna-se um grande sucesso no Natal de 66, e o livro alcança 5.000 tiragens. Em 1977, a UNICEF “convida” Mafalda para ser a estrela de sua campanha internacional pela Declaração dos Direitos da Criança.
Ao completar 25 anos, em 1989, Mafalda ganha uma exposição que reúne uma coleção de documentos, publicações antigas e inéditas, no Teatro San Martín, em Buenos Aires. Aos seus 30 anos, Mafalda é homenageada com uma praça no bairro de Colegiales, em Buenos Aires.
Mafalda também ganhou as telinhas , com curtas e até mesmo com um longa metragem de 75 minutos (O mundo de Mafalda). Confira uma das animações desta menina precoce!
E olhem que eu quase perdi esta data! Graças ao colega blogueiro Robson. eu tive a oportunidade de fazer aqui minha ligeira homenagem a Mafalda. Ele também fez a dele. Confira, clicando aqui.
Alguns links legais onde se pode encontrar tirinhas da Mafalda e informações sobre a personagem e seu criador:
http://www.mibsasquerido.com.ar/Personagens04.htm
http://www.quino.com.ar/portugues/quino_bio70.htm
4 comentários:
Querida amiga Nathy
Fantástica postagem. Muita rica em dados sobre a Mafalda que eu não sabia.
Uma das coisas que eu adoro nela e o seu senso de humor ou a falta dele, alem de sua já preocupação ecológica e social.
Muitos desenhos desses deveriam ser resgatados, pois são realmente maravilhosos e educativos.
Abraços
Natania,
Lembra da minha apresentação do Seminario de Quadrinhos??? A estrela era a Mafalda, pois eu a adoro e admiro. O olhar que ela tem do mundo, é um olhar que todas as pessoas deviamos ter, sua preocupação com os problemas sociais, ambientais, é um exemplo a seguir.
PARABENS PARA MAFALDA!!!!!
Pois é, Robson, Mafalda é tudo de bom. Minha sobrinha de 4 anos não sabe ler mas só gosta de pegar meus livrinhos da Mafalda para ver as imagens. Ela vai direto neles (tive até um acidente envolvendo um lapís de cor e um dos livrinhos...). Mas o crédito é seu, em parte, pois foi vc que me alertou sobre a data.
:-)
Oi, Karina!
Eu tb amo a Mafalda! Ela é tudo de bom. Aliás, creio que as tiras da Mafalda são algumas das mais usadas em questões de vestibular. Ela é demais.
Postar um comentário