segunda-feira, 27 de outubro de 2008

III Seminário de Pesquisa em histórias em quadrinhos

III Seminário de Pesquisa em histórias em quadrinhos: “Os quadrinhos e a Universidade”

(Orgs. profs da UNIFIG: Prof. Dr. Gazy Andraus ; Prof. Denis Basílio e Prof. Martins Nunes)

Esse evento, agora em sua terceira edição, é idealizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP (antigo Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos), e tem como premissa a divulgação da pesquisa universitária acerca das histórias em quadrinhos, incluindo defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), mestrados e teses, ajudando na ampliação dos estudos da Nona Arte e também contribuindo para dirimir preconceitos na própria área acadêmica, que muitas vezes desconhece o valor imagético e informativo dos quadrinhos.

Assim, a realização desse evento tem a proposta de, a cada ano, ser feita em uma instituição universitária diferente, como o foi nos anos anteriores: ano passado na Universidade Metodista de São Bernardo, em São Bernardo-SP, e em 2006 na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, IMES, sendo agora abarcada pela UNIFIG – Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, em Guarulhos.
O evento deste ano é maior que os anteriores, já que antes só abarcava um dia. Desta vez, em dois dias, haverá, além de exposição de HQs de alunos do curso de Educação Artística da UNIFIG, diversas palestras, apresentando comunicações e trabalhos acadêmicos interdisciplinares, bem como TCCs e mestrados que enfocaram como objeto principal os quadrinhos.

Do evento participarão pesquisadores renomados na área: Dr. Waldomiro Vergueiro (USP), Dr. Roberto Elísio dos Santos (USCS), Dra. Sonia Luyten (USP), Dr. Elydio dos Santos Neto (UMESP), Dr. Edgar Franco (UFG), Ms. Anselmo Gimenez Mendo (UNESP/NEX Design), dr. Gazy Andraus (UNIFIG) entre outros.

Todos pensando e divulgando as histórias em quadrinhos como arte e temas de pesquisas acadêmicas, auxiliando na maior valorização e pleno reconhecimento delas, num mundo que cada vez mais as vê com a importância real que lhes foi relegada anteriormente!

Os Profs. Gazy e Denis além de serem professores da UNIFIG, também integram o Observatório HQ-USP, coordenado pelo Prof. Waldomiro Vergueiro, que é docente na ECA-USP e criador do Observatório de HQ. A maioria dos outros professores que integrarão o Seminário é atuante em diversos cursos, pesquisando histórias em quadrinhos em âmbito acadêmico e artístico, nacional e internacionalmente.

III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
“Os quadrinhos e a Universidade”
Local: UNIFIG - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo
Faculdade de Educação Artística à Rua Dr. Sólon Fernandes, 155, Guarulhos
Data: Dia 31 de outubro e 01 de novembro de 2008 – 6ª. Feira e sábado

Fonte: http://www.impulsohq.com.br/2008/10/27/os-quadrinhos-e-a-universidade/#more-913

Nenhum comentário: