A prova dessa tendência foi o Ministério da Educação (MEC) ter incluído 19 HQs na lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) de 2009, que distribui livros gratuitamente para escolas dos ensinos médio e fundamental. Um deles é a versão para o clássico "O alienista", de Machado de Assis, que abocanhou um troféu Jabuti este ano. Produzida pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, a revista inaugurou a coleção "Grandes clássicos em graphic novels" da editora Agir, que deve publicar no próximo ano adaptações de "O pagador de promessas", de Dias Gomes, "Os sertões", de Euclides da Cunha, e "Dentro da noite", de João do Rio.
- Tivemos a chance de criar uma janela visual para a história de Machado. Todo o reconhecimento prova que essa janela está sendo apreciada e que vale a pena abri-la para um número cada vez mais de jovens leitores - diz Fábio.
Já o jornalista Arnaldo Branco optou por uma transposição fiel na hora de adaptar "O beijo no asfalto", de Nelson Rodriguês, lançado pela Nova Fronteira na Flip do ano passado. O conselho veio do próprio dramaturgo.
- Ele dizia para os diretores de teatro que montavam seus textos: sejam burros! Ou seja, não inventem - brinca.
Mas nem por isso o resultado do trabalho, que conta com desenhos de Gabriel Góes, ficou de fora da lista do PNBE. O que pegou o jornalista de surpresa:
- Acreditava que o MEC escolheria apenas quadrinhos didáticos, como os que romantizam episódios e personagens da nossa História.
Fonte: http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2008/10/20/adaptacoes_de_classicos_da_literatura_para_quadrinhos_chegam_as_escolas_movimentam_mercado_editorial-586023693.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário