quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dois lançamentos para setembro

Eu me interessei por dois lançamentos que estão acontecendo este mês. A primeira é O Catador de Batatas e o Filho da Costureira. Trata-se de uma HQ baseada em fatos reais. É uma obra bilíngüe, fruto do trabalho de pesquisa do desenhista Bruno D'Angelo e do roteirista Ricardo Giassetti.

Na HQ há dois personagens, em dias histórias que se entrelaçam, a de um imigrante japonês e a de um negro brasileiro neto de escravos. Seus destinos se cruzam em uma fazenda de café no interior paulista, quando a primeira leva de imigrantes vindos do Japão chega ao Brasil em 1908.

Em O Catador de Batatas, o texto dos balões está em japonês, com tradução no rodapé de cada página. Já O Filho da Costureira vem com texto em português e rodapés em japonês.
A outra HQ é criação do cartunista David Heatley e se chama My Brain is Hanging Upside Down, e se baseia em experiências do autor, sendo uma obra com características autobiográficas. Na HQ ele fala do racismo. Ele defende o diálogo e o entendimento entre negros e brancos como forma de vencer o preconceito e a discriminação. Sua inspiração veio de Malcon X.

Ele freqüentou uma escola pública de subúrbio, com alunos de classes sociais e raças bem diversificadas. Enquanto ainda estava no colégio, viu uma criança negra sendo assassinada por um policial branc
o. Participou de manifestações contra o racismo e viveu, de modo geral, uma infância incomum da maioria das crianças brancas do subúrbio norte-americano. David Heatley é um cartunista, músico e designer norte-americano que começou a publicar quadrinhos regularmente durante a década de noventa.

Para mais detalhes, clique aqui. e aqui.

Nenhum comentário: