A Editora C/Arte e o autor João Marcos Parreira Mendonça lançam o livro “Traça Traço Quadro a Quadro: A produção de histórias em quadrinhos no ensino da Arte”.
O livro “Traça Traço Quadro a Quadro: A produção de histórias em quadrinhos no ensino da Arte” é resultado de pesquisas realizadas pelo professor e chargista João Marcos Parreira Mendonça durante o mestrado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Lúcia Gouvêa Pimentel, coordenadora da coleção Arte e Ensino, apresenta a publicação com as seguintes palavras: “O leitor encontrará, neste livro, base sólida para conhecer os fundamentos das HQ e para trabalhar com elas no ensino fundamental, mas poderá ir muito além, desenvolvendo potencialidades importantes para o pensamento criativo”.
A publicação apresenta um breve histórico dos quadrinhos HQ, aborda questões relativas ao ensino de artes na contemporaneidade, analisa a linguagem da obra “Santô e os pais da aviação” (escrita pelo cartunista João Spacca de Oliveira e adotada pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola) e ressalta os aspectos lúdicos, artísticos e visuais das histórias em quadrinhos. O autor oferece aos educadores, por meio de uma proposta metodológica moderna e concisa, possibilidades de práticas criativas que visam ampliar o universo de aprendizagem das Artes nas escolas de ensino fundamental, dando abertura para sua utilização em outras áreas do conhecimento. Neste livro, João Marcos Parreira Mendonça demonstra como o estudo das histórias em quadrinhos contribui para o desenvolvimento de capacidades e habilidades artísticas, além de reforçar a relação do sujeito com a literatura e as artes visuais.
“Traça Traço Quadro a Quadro: A produção de histórias em quadrinhos no ensino da Arte” é composto por 120 páginas, foi editado em formato brochura (15,5 x 22,5 cm) e possui ilustrações p&b. Poderá ser adquirido nas principais livrarias do país ou através do site da Editora C/ Arte: www.comarte.com
Visite o blog do autor clicando aqui.
Visite o blog do autor clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário