sábado, 14 de fevereiro de 2009

Quadrinhos no Carnaval: sugestão de trabalho

Uma sugestão para esta semana que antecede o Carnaval é preparar uma atividade lúdica com os alunos, misturando música, história e quadrinhos. Minha ideia é fazer uma aula sobre história do Carnaval, falando sobre as praticas carnavalescas que marcaram o nosso Carnaval, quando ele tomou as ruas das cidades, no século XIX.

Na Internet há bastante material sobre o assunto, que o professor pode usar para montar sua aula. Eu sugiro uma consulta nos seguintes links:

- http://www.suapesquisa.com/carnaval/
- http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm

- http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnava
l.html
- http://www.overmundo.com.br/overblog/um-pouco-da-historia-do-carnaval
- http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=465

O último link é muito interessante, pois nele o Menino Maluquinho conta a História do Carnaval. Nele, pegamos uma ponte para o próximo item deste trabalho, que são os quadrinhos Nos padrinhos podemos encontrar histórias que falam sobre o Carnaval. Temos especial da Turma da Mônica Você Sabia? - Carnaval, publicado pela Globo e pode ser encontrado baratinho nas bancas - ainda mais no mês do Carnaval. Temos, também, um personagem que é a cara do Carnav
al: O Zé Carioca.

Eu, particularmente, usaria o Papagaio da Disney para ser o representante do nosso Carnaval neste trabalho. Use o Zé Carioca para ilustrar a alegria do Carnaval. Fale dos bailes, da música e das tradições - principalmente daquelas que estão desaparecendo, como o bloco dos sujos - e convide os alunos para fazerem uma viagem no tempo, nos carnavais antigos. Use a música como recurso. Que tal ensinar a primeira marchinha de Carnaval, escrita por Chiquinha Gonzaga, Ó abre alas?

Voltanto ao Zé Carioca, trabalhe com seus alunos a música de Ary Barroso, Aquarela do Brasil, usada na estreia deste personagem nas telas do cinema, em 1942. Passe pelos bailes de são e termine nos desfiles apoteóticos de escolas de samba. Um mistura de música, fantasia, quadrinhos e cultura popular que pode dar certo, com crianças pequenas e até com adolescentes. Vai depender de como o professor deseja trabalhar este material com os recursos que ele dispõe.

4 comentários:

Sindy disse...

Naty
Amei as dicas!!! Estava aqui inspirada com o carnaval buscando idéias e as melhores encontrei aqui!!! Devidamente linkadas no Bloguinfo
Bjaum
Sintian

Natania A S Nogueira disse...

Que bom que ajudei!!
:-))
Beijão!!

Ler é Bom à Beça! disse...

Usei seu blog para um trabalho de pós graduação. Sugeri um link para ele. Se quiser conferir, o endereço é leituraventura@blogspot.com.br -Ler é Bom Beça. Obrigadapelas dicas.Bjs!

Natania A S Nogueira disse...

Vou conferir sim!
Abraço!