sexta-feira, 31 de julho de 2009

Professores da Bahia recebem revista didática com palavrão

Mais um exemplo de que o problema não são os quadrinhos, mas as pessoas que ficam encarregadas de selecionar o material para as escolas. Oras, como alguém seleciona uma tirinha retirada da internet adulterada com um palavrão (completamente fora do contexto do personagem), manda editar e não se dá conta? Se eu fosse o Maurício eu processava!

SALVADOR - Cerca de 10 mil exemplares de uma revista didática da Secretaria de Educação da Bahia contendo uma tirinha da Turma da Mônica na qual o personagem Chico Bento fala um palavrão foi distribuída sem censura aos professores da rede estadual de ensino.

A Revista, que se chama “Viva!”, teve 60 mil cópias impressas e, assim que o erro foi percebido, um carimbo foi feito em cima do quadrinho para encobrir o insulto e garantir a distribuição do restante, de acordo com nota da Secretaria de Educação.

A tirinha teria sido inserida na revista por uma funcionária terceirizada responsável pela diagramação da revista. "No fechamento (da revista), ela entrou em um site e, a partir de uma busca, pegou uma tirinha para ilustrar e fechar a diagramação. Ela optou por aquela historinha porque era uma experiência do Chico Bento na escola, mas não percebeu que o texto estava adulterado. Não era um site oficial. Ela mesma assumiu a responsabilidade pelo erro", disse a assessora de imprensa da Secretaria de Educação, Silvia Costa.

De acordo com nota da secretaria, a revista foi distribuída em fevereiro de 2009. A assessora Silvia Costa afirma que o assunto reapareceu devido a "motivações políticas".

O coordenador da Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Ruy Oliveira, afirmou que a publicação da tira foi "uma falta de educação". O sindicato vai pedir para devoler todas as revistas e quer apurar quem foram os responsáveis.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/07/31/professores+da+bahia+recebem+revista+didatica+com+palavrao+7618904.html

2 comentários:

Unknown disse...

Um absurdo mesmo! A propósito, o Mauricio de Souza escreveu hoje no Twitter: "@mauriciodesousa sobre a tira adulterada do Chico Bento: é óbvio, mas vou explicar: eu nunca cometeria uma grosseria dessas, como os meus leitores bem sabem".

Anônimo disse...

Não é preciso ficarmos surpresos com isso, vindo do Governo e dos incompetentes que o rodeiam, não é surpresa mesmo!! E quem sofre com tudo isso?? E a educação de qualidade tão pregada por eles???
Colegas alguém tem a tirinha na integra, com o palavrão? Gostaria de ver!