segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Heróis singulares


Aos olhos das crianças, heróis são aqueles que lhes dão atenção e em quem elas podem se espelhar, fazendo seu mundo de sonhos se materializar, nem que seja por alguns instantes.

Prestando homenagem aos heróis de papel que há mais de 70 anos povoam o imaginário infantil, bem como aos heróis de carne de osso, de qualquer idade, que estão espalhados em todas as famílias e regiões da Terra, Estevão Ribeiro criou pequenas histórias universais, nas quais as imagens falam por si.

Pequenos Heróis, lançado pela Devir no mês de outubro (104 págs., colorido, R$ 29,90), traz oito histórias de narrativa visual, desenhadas por oito artistas, mostrando situações nas quais as crianças fantasiam feitos heróicos, sejam com elas próprias ou com amigos, irmãos, mães, bombeiros que terminam arrumando um jeito de restaurar a paz na rua, na escola e dentro de casa.

Para cada história, vê-se que Estevão Ribeiro teve o cuidado de convidar um desenhista que tivesse o traço preciso para expressar as emoções, tormentos e ingenuidade que a trama pedia.

Os leitores de quadrinhos mais antenados perceberão os pequenos detalhes que agigantam as homenagens aos heróis da DC: Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman, Canário Negro, Flash, Caçador de Marte.

Eddie Berganza, editor da DC Comics, gostou tanto do material que autorizou a publicação, por isso a Devir optou por lançar uma edição bilíngüe: português e inglês.

Estevão já anunciou que em breve será lançado o volume 2, só com heróis da Marvel, e que um terceiro volume também foi cogitado para homenagear heróis clássicos, como Flash Gordon, Fantasma, Mandrake.

Pequenos Heróis é leitura recomendada a todos, mesmo a quem ainda não aprendeu o bê-a-bá, pois mais do que disputas, pirraça, bullying, primeiro amor, o importante é levar os olhos a sentir as histórias com o coração.

POSTADDO ORIGINALMENTE NO GHQ

Nenhum comentário: