quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Premiados vencedores dos Concursos da Semana de Ciência e Tecnologia

Cerca de 40 pessoas entre estudantes e professores da Rede Pública de Ensino participaram da solenidade de entrega da premiação aos vencedores dos concursos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 13, no gabinete da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em Palmas.

Receberam a premiação os vencedores dos concursos de Curta-metragem, Histórias em Quadrinhos, Maquete e Desafio Tecnológico, este último realizado na cidade de Araguaína região Norte. Todos os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema, “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

Ao anunciar os melhores trabalhos a secretária Estadual de Ciência e Tecnologia Márcia Barbosa, destacou a importância da pasta para o desenvolvimento do Estado Tocantins e, que a juventude tocantinense precisa de oportunidades para desenvolver os seus talentos. “A cada ano a gente percebe a motivação das pessoas que participam da “Semana” e, a secretaria, com essa iniciativa, espera ampliar as oportunidades para que os alunos possam despertar e mostrar os seus talentos. Nossos jovens são criativos e precisam é de oportunidades como esta”, pontuou a secretária.

A equipe do Colégio Militar de Palmas foi à vencedora do concurso de Curta-metragem, com o vídeo ”Sustentabilidade com Telhado Branco”. O aluno Tito Cirilo, integrante da equipe, explica que “este vídeo foi produzido a partir de uma pesquisa desenvolvida fora do Brasil que mostra que a utilização do telhado branco pode diminuir a temperatura de uma cidade. A idéia é baixar a temperatura da capital a partir telhado branco. E com essa premiação nós queremos desenvolver outros projetos na área de sustentabilidade”, disse Cirilo.

Os concursos foram realizados durante a sétima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins, que aconteceu no período de 18 a 24 de outubro. Os estudantes vencedores e os professores orientadores receberam netbooks (1º lugar), aparelhos de Mp6 (2º e 3º lugares).

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM O GIRASSOL

Nenhum comentário: