domingo, 1 de janeiro de 2012

História do Brasil em Quadrinhos: a Proclamação da República

Foi a melhor leitura do dia. Eu ainda não tinha lido nenhuma HQ desta série (agora me empolguei para comprar a HQ sobre Independência do Brasil). Gostei muito. A começar pela introdução de Roberto Araújo. Só com ela eu já podia dar uma ótima aula de história do Brasil.

Os personagens são moderninhos e carismáticos. O roteiro consegue ser leve, apesar da grande quantidade de informações nele contidas. É uma leitura que tem que ser realizada sem pressa, dada a riqueza de detalhes, não apenas no texto, mas nas ilustrações. 


São realizadas várias adaptações de obras de arte e ao longo do texto, assim como de retratos de muitos dos personagens históricos.

A pesquisa é muito bem realizada. Confesso que algumas das informações contidas na HQ eu mesma desconhecia. Uma das partes que eu mais gostei foi da explicação do Hino Nacional. Ficou muito interessante.

Não é uma HQ para ser usada em uma aula, mas em várias. Ela aborda a história do Brasil das Regências até a Proclamação da República, englobando assim várias unidades de estudo. Como professora eu usaria partes dela separadamente e depois pediria meus alunos que analisassem a obra em sua totalidade.

DADOS SOBRE A OBRA:
ROSSATTO, Edson. História do Brasil: a Proclamação da República/ Com ilustrações de Laudo e Omar Vinõle. - São Paulo: Editora Europa, 2009, 72p.

Um comentário:

Edson Rossatto disse...

Obrigado pelos elogios! Abraços!