domingo, 25 de março de 2007

O Menino Caranguejo


O Universo Hq anunciou esta semana o nascimento de mais uma hq brasileira: o Menino Caranguejo. O personagem é um defensor do da natureza. Ele não é exatamente um estreante. Conquistou o segundo lugar pelo júri popular no festival Animamundiweb de 2004 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora, com apoio da Fundação Cultural de Joinville e com do Departamento e Escritório de Design da Univille, ganhou sua própria revista que apresenta o princípio de uma série de quadrinhos envolvendo situações cotidianas com ingredientes diversos como mistério, suspense, romance e troca de valores em respeito ao meio ambiente com a interação social. Nosso herói é um ex-caçador de caranguejos, menino humilde que estudou em escola pública e que agora defende a natureza contra seus agressores. Seus poderes são de caranguejo, claro. Trata-se de uma forma muito criativa de se divulgar principalmente entre os jovens a necessidade de preservação da natureza. O menino Caranguejo é, sem dúvida, uma aula de educação ambiental. A hq e o personagem possuem um site próprio, onde podemos ter acesso a todas as informações sobre a iniciativa e seus autores. o link é http://www.meninocaranguejo.com/. Há também um blog, dedicado ao personagem http://meninocaranguejo.com/mcaran_news/.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Natania!

Obrigada por sua mensagem! Pelo seu interesse em nosso projeto, que une a arte, o design e a educação ambiental em forma de história em quadrinhos.
Seja bem-vinda em nosso site sempre que quiser!

Um abraço!
Viviane C. Mendes
www.meninocaranguejo.com

chicolam disse...

A HQ do menino caranguejo vai continuar com outras edições.


Sou chicolam, participei do HQ como roteirista e ilustrador.

O HQ do menino caranguejo, tem como propósito ressaltar valores ambientais e sociais, sua participação é além da “mata” e sim de toda a natureza.

É bom lembrar que natureza e seres humanos fazem parte do mesmo círculo e que não existe uma separação entre os dois. Assim ao falar de natureza falamos também da sociedade em geral.

Estamos de portas abertas para todas as escolas, levando nosso projeto seja através de debates, oficinas e exposições.

Parabéns pela iniciativa das GIBITECAS, é uma grande iniciativa para um meio literário que perdeu sua discriminação há pouco tempo e precisa hoje, mais do que nunca, ter um reconhecimento além do meio artístico.

Sucesso.
chicolam