domingo, 25 de março de 2007

A Turma do Xaxado


A Turma do Xaxado é uma criação de Antônio Luiz Ramos Cedraz. Este Baiano, nascido no município de Miguel Calmon (Ba). Formou-se em professor primário em Jacobina, no interior da Bahia. Um amante dos quadrinhos, desde bem jovem, Cedraz criou vários personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais de Salvador e em outros estados brasileiros. Lançou revistas e se tornou um autor brasileiro premiado, fazendo uma hq que não apenas prima pela qualidade como também é um estimulo para educadores do país todos. Como professor, Cedraz teve a preocupação em dar usar o Xaxado como um veículo para divulgar temas folclóricos e regionais. Xaxado, o personagem principal do universo criado por Cedraz, é neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião. É um menino do campo, que com muita simplicidade, desvenda o mundo ao seu redor. A Turma do Xaxado é formada por personagens tipicamente brasileiros, cada um com seu jeito próprio de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc.

Para entender a importância que o personagem ganhou na Bahia, basta dizer que o Universo Hq anunciou esta semana que o personagem virou tema de uma Dissertação de Mestrado, a ser defendida dia 26 de março, por Cláudio José Meneses. O tema da dissertação é “Uma história em quadrinhos: representação do sertão nordestino brasileiro em A Turma do Xaxado”. Segundo Cláudio, a pesquisa analisa as formas como as imagens e idéias associadas à região nordeste são representadas nas tiras de Antônio Cedraz, o criador da Turma do Xaxado, publicadas, originalmente, no jornal A Tarde, de Salvador, Bahia, desde 1998.

Para quem quiser conhecer todos os personagens e as publicações de Cedraz, basta ir ao site http://www.xaxado.com.br/. Lá há tirinhas, informação detalhada sobre a hq, além de fascículos á venda que podem ser muito interessantes tanto para educadores, quanto para pais que desejem oferecer uma leitura de qualidade para seus filhos.

Nenhum comentário: