domingo, 7 de dezembro de 2008

Seminário professores do Brasil - parte final

A grande hora estava chegando. No hotel era uma correria só algumas pessoas indo se arrumar, outras fechando a conta e outras já na porta esperando o nosso transporte. Duas horas da tarde nós todos fomos para a Esplanada dos Ministérios. Só assim pude ver um pouco de Brasília, mesmo que da janela do ônibus.

Chegando lá, fui a primeira a entrar. Ao dar o meu nome na entrada, fui recebida pela representante do Pró-Livro, Mirian. Muito simpática ela me levou para o lugar que eu ocuparia e me deu um lindo presente do Instituto - que foi oferecido, também, aos outro colegas vencedores da categoria das séries finas do Fundamental.


Quando finalmente a cerimônia começou, estávamos todos muito ansiosos, alguns já muito emocionados. No palco do auditório do Ministério da Educação estavam autoridades políticas e representantes dos parceiros.
- O Ministro da Educação Fernando Haddad;
- A Secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda;
- O Secretário Geral da OEI, Álvaro Marchesi;
- A Presidente da Undine, Justina Iva de Araújo Silva;
- O representante do Consed, O Secretário da Educação de Sergipe José Fernandes Lima;
- Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil;
- O presidente do Pró-Livro Jorge Yunes;
- O vice-presidente da Fundação Bunge, Carlo Lovatelli;
- O presidente do Grupo Orsa, Sérgio Amoroso;
- A vice-presidente do Instituto Votorantim, Ana Helena Moraes Vicintin.

É claro, eu não tive como anotar nada, mas achei algumas trechos dos discursos de cada um, no site do MEC, que estou transpondo a seguir.

A Secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, disse que a educação só vai melhorar com o trabalho de cada professor dentro da escola. “Nós não vamos fazer mudanças sem os professores ou contra os professores.”

Justina Iva de Araújo Silva (Undime), disse que o prêmio valoriza o professor, reconhece seu trabalho e demonstra a quantidade de boas experiências que o país tem a mostrar.

José Fernandes Lima (Consed), falou que o encontro com os professores premiados permite ao Brasil conhecer os esforços e as boas práticas desenvolvidas em centenas de escolas.

Álvaro Marchesi (OEI), afirmou que um país é a expressão da qualidade da sua educação e a educação é a expressão dos professores. Esse é o caminho para construir uma sociedade mais justa e com gerações mais preparadas para os desafios.

Vincent Defourny (Unesco), disse que para a Unesco é algo importante que os professores eduquem as crianças e os jovens, mas nenhum país pode esquecer que, para que isso aconteça, é preciso reconhecê-los e valorizá-los.

Jorge Yunes (Pró-Livro),
defendeu o incentivo à leitura que segundo ele vem de dois atores privilegiados: primeiro da mãe e segundo do professor. Então, os educadores podem fazer a diferença.

Carlo Lovatelli (Bunge), acredita que o desenvolvimento da educação pública de qualidade precisa de todos, mas o professor é imprescindível para que isso aconteça.

Sérgio Amoroso (Orsa), cuja organização participa há 13 anos na promoção do prêmio, declarou que nos últimos quatro a cinco anos o MEC promoveu uma virada ao incluir o terceiro setor como parceiro. O resultado é que estamos fazendo um prêmio mais completo e mais valorizado.

Ana Helena Moraes Vicintin (Votorantim), que participa pela primeira vez, afirmou que o prêmio destaca e fortalece quem trabalha com crianças e jovens, especialmente porque valoriza a escola de todas as partes do país.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a unificação do prêmio para as três etapas da educação básica – educação infantil e os ensinos fundamental e médio, expressa uma visão crescente no país de que a educação é “um todo” e que a busca da qualidade e da eqüidade de oportunidades é o caminho que foi traçado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O Ministro aproveitou para fazer dois anúncios: que as experiências serão reunidas num livro, que será distribuído para as redes públicas da educação básica; e que a banda larga será estendida a todas as escolas públicas.

Ao falar do Programa Nacional de Formação em Tecnologias Educacionais (ProInfo Integrado), que capacita os professores para usar os instrumentos das mídias. Com a formação, os professores poderão visitar portais de todas as áreas do conhecimento, pesquisar, elaborar aulas criativas, melhorar as práticas pedagógicas, conhecer experiências de colegas e dialogar com eles.O ministro afirmou que é importante divulgar esses projetos. Ele citou a idéia de transformar o resultado da premiação em livro.

"Esse é um prêmio de sucesso porque valoriza os trabalhadores inovadores e transformadores de professores de todo o Brasil, em todos os níveis da educação básica. Nós vamos fazer uma publicação de todas essas práticas e mandar para as escolas públicas para inspirar novas e boas práticas", afirmou Haddad.

Na educação infantil, oito professores; nas séries iniciais, dez; nas séries finais, sete; e no ensino médio, seis. Esses professores representam 15 estados de todas as regiões do país. Os estados com maior número de projetos premiados foram São Paulo (5), Rio Grande do Sul (4) e Ceará (3). Minas Gerais teve apenas dois representantes, eu e Gilbert, de Belo Horizonte.

O momento mais emocionante foi o da entrega do prêmio para a professora Nádia Maria Rodrigues, do Centro de Ensino Fundamental 18 de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. Ela ofereceu o prêmio ao seu pai, que foi o seu grande incentivador, desde criança.

É claro, que minha premiação também foi um momento importante. Tremi toda, nem sabia o que falar. Recebi o troféu do ministro, o “cheque” do Presidente do Pró-Livro, o certificado do presidente da OIE e da Secretária de Educação Básica (que é de Minas).

Tão bom quanto os prêmio foi poder estar em Brasília com os outros premiados, participando do seminário e trocando experiências. Aprendi muito. Gostaria de ter assistido às demais apresentações. Acho que todos devem tentar participar deste tipo de prêmio. Não há mistério: é só ter uma proposta de trabalho simples, prática, que estimule os alunos e envolva a escola. Espero que em 2009 outros professores de Leopoldina se animem a participar e, quem sabe, não somos premiados novamente?


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Professora do Brasil, Continue com seu trabalho, estarei sempre acompanhando de longe pelo seu blog, Você mereceu o prêmio que ganhou!!! Parbens, de seu colega Professor Edilso Bratkoski.

Natania A S Nogueira disse...

Parabéns para nós, afinal vc também faz um excelente trabalho!!! Um grande abraço e muito sucesso!!