segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Prática de Escrita: Histórias em Quadrinhos

Dia 20 de dezembro, sábado, lançado na HQ Mix Livraria o livro Prática de Escrita: Histórias em Quadrinhos, a partir das 19h30, com entrada franca.

A proposta da publicação surgiu a partir do programa Prática de Escrita, da Universidade Cruzeiro do Sul.

Dirigido pelo Prof. Dr. Carlos Augusto B. de Andrade, tal programa tem por finalidade trabalhar a produção escrita de diferentes gêneros discursivos.

No caso da presente obra, pretende-se auxiliar no conhecimento e identificação dos elementos que compõem a linguagem característica dos Quadrinhos, como forma de comunicação, expressão artística e ferramenta pedagógica.

Em sua primeira parte, este livro apresenta um conjunto de trabalhos representativos da produção de Quadrinhos independentes em circulação no mercado brasileiro.

Esta amostragem contemplou as publicações do coletivo de quadrinhistas “Quarto Mundo”, que tem se destacado por sua participação ativa em diversas atividades como aulas em escolas particulares, oficinas em diversas Bibliotecas Municipais, palestras em Instituições de Ensino Superior, entre outros, além de uma forte atuação em eventos por todo o país, promovendo, divulgando e fomentando a produção de HQs.

Na segunda parte, o ensaio “Lendo histórias em quadrinhos: um caminho para a formação do leitor proficiente”, de Carlos Andrade e Octavio Cariello, tem a intenção de refletir sobre a riqueza das HQs e deixar claro que eles têm um caráter motivador particular, marcado pelo jogo lúdico das múltiplas leituras que se pode neles realizar.

Se o objetivo é fazer com que os alunos leiam com compreensão e produzam textos adequados aos diversos contextos comunicativos, diz o texto, é preciso que se utilize o maior número de recursos possíveis e se aponte para mais de uma possibilidade de trabalho para que se tenha sucesso nessa empreitada.

E por fim, foi incluída uma bibliografia básica, para aqueles que desejam se aprofundar na pesquisa e nos estudos das Histórias em Quadrinhos.

O projeto Prática de Escrita incentiva a criação literária de estudantes, para a formação de novos autores. Para saber mais sobre o projeto clique aqui.

Fonte: Impulso HQ