sexta-feira, 21 de maio de 2010

Em alta, astros do Barcelona viram personagens de história em quadrinhos


A fama das estrelas do Barcelona é tão grande que extrapola os limites do campo. Em estratégia para conquistar ainda mais torcedores, o clube catalão lançou uma revista em quadrinhos. O ‘Héroes de la Masía’ conta a trajetória dos astros do clube catalão, desde as categorias de base até a equipe principal do clube. A publicação, feita em parceria com a Panini, é dirigida ao público infantil.

Messi, Iniesta, Xavi, Puyol, Valdés, Bojan, Pedro, Piqué e o treinador e antes jogador, Josep Guardiola, são os protagonistas da história. Todos eles foram formados por La Masía, renomada academia de jovens jogadores do Barcelona. A história começa com a celebração do título da Liga dos Campeões do ano passado. O avião de volta a Barcelona é o palco do início da história em quadrinhos.

Guardiola recorda sua infância e anima os outros personagens a contarem sobre suas histórias até a conquista do título continental, em cima do Manchester United, em Roma. A trajetória dos jogadores da base da equipe são contadas através de flashbacks, que apontam as dificuldades que os astros atravessaram, o desejo de alcançar os seus sonhos e a humildade de uma equipe com “qualidade humana”.

Os desenhos seguem a linha das histórias com super-heróis e mostram a camisa ‘azulgrana’ com regularidade. Os quadrinhos planejam inspirar crianças a seguirem os caminhos de seus ídolos com a mensagem de que esses heróis não têm nada de ficção e que um dia brilhavam no Camp Nou somente em seus sonhos.

Outros craques em quadrinhos

A estratégia de levar jogadores do campo para os quadrinhos não é nova. Ídolo da torcida do clube catalão, Ronaldinho Gaúcho também virou protagonista de histórias nos gibis brasileiros. Através dos desenhos de Mauricio de Sousa, o meia marcou presença na Turma da Mônica.

Agora jogador do Milan, Ronaldinho também deu vida a outro personagem da história em quadrinhos. Em companhia de outros brasileiros, como Kaká e Júlio César, a estrela ‘participou’ de uma das aventuras de Pato Donald, em uma criação da Disney, na Itália.

No enredo, os jogadores ganham novos nomes. Kaká, por exemplo, é 'Qua-Qua'. Ronaldinho Gaúcho é 'Paperinho', numa brincadeira feita com o nome do Pato Donald, conhecido como 'Paperino' em italiano. E o goleiro Júlio César se chama "Giulio Cesare Ottaviano Augusto" nos quadrinhos.

Em tempos de Copa do Mundo, Pato Donald e seus amigos se encontram com o técnico da Inter, José Mourinho, que é chamado de 'O Grande Mou', o mais importante especialista de futebol virtual desde a pré-história até os dias atuais. Até antigos craques, como 'Maradi' (Diego Maradona) e 'Platino' (Michel Platini), aparecem na história, também direcionada às crianças.

FONTE: UOL ESPORTE

Nenhum comentário: