quinta-feira, 17 de março de 2011

Mais duas adaptações literárias em quadrinhos pela DCL


No ano passado, a DCL - Difusão Cultural do Livro, por intermédio do selo Farol HQ, estreou no mercado de quadrinhos com adaptações de grandes obras da literatura mundial.

Desde então, publicou Moby Dick, Joana D'Arc, Robinson Crusoé, Viagem ao centro da Terra e outros materiais que saíram originalmente nos Estados Unidos, pela Random House, produzidos, em sua maioria, por autores pouco conhecidos dos leitores brasileiros. Agora, mais novidades estão chegando às livrarias.

A primeira é A ilha do tesouro (formato 16,5 x 26 cm, 88 páginas coloridas, R$ 27,90), de Robert Louis Stevenson e publicada em 1883, que nesta adaptação tem roteiro de Andrew Harrar e arte de Richard Kohirus.

Na obra, a pacata existência do jovem Jim Hawkins sofre uma reviravolta quando o marujo Billy Bones chega à estalagem de seu pai carregando um mapa que indica a localização de um tesouro escondido por um pirata. Depois disso, nada mais será como antes na sua vida.

A outra novidade é O cão de Baskerville (formato 16,5 x 26 cm, 72 páginas coloridas, R$ 27,90), publicado por Arthur Conan Doyle em 1902, que foi adaptado nesta versão por J.R. Parks (roteiro) e Vinod Kumar (desenhos).

Quando o milionário inglês Sir Charles Baskerville é encontrado morto no pântano, a causa provável é um ataque cardíaco, mas há quem acredite que um cão-fantasma assombra a região, matando homens da família há gerações. E quem é escalado para solucionar o mistério é o detetive Sherlock Holmes, acompanhado de seu ajudante Watson.

Segundo Daniela Padilha, editora da DCL, a intenção do selo Farol HQ é publicar materiais estrangeiros e nacionais (já foram lançados os dois volumes de Domínio Público, que haviam saído de forma independente em 2006), para serem usados em sala de aula. Tanto que as edições trazem, no final, informações voltadas a quem não é leitor habitual de quadrinhos.

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: