sexta-feira, 15 de junho de 2012

Feira HQ reúne no Piauí especialistas em quadrinhos de todo o Brasil

Há muito tempo, as histórias em quadrinhos não são coisa só de criança. Elas conquistaram os adultos, invadiram as escolas e são estudadas até nas universidades. E é esse universo múltiplo que a 12ª edição da Feira HQ e o 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí vai mostrar. Os eventos acontecem concomitantemente entre os dias 26 e 29 de julho e contam com o apoio da Fundac e da Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí.

As inscrições acontecem até o dia 22 de junho para a Feira e 9 de julho para o Seminário.

Bernardo Aurélio - Feira HQ(Foto: Regis Falcão)Segundo o idealizador da Feira, Bernardo Aurélio, o evento ocorrerá no Clube dos Diários e contará com exposição competitiva, publicação de títulos, concurso de cosplay além do seminário que deve reunir grandes nomes dos quadrinhos nacionais e internacionais.

Entre os convidados que já confirmaram presença estão o cearense Ed Benes, que já desenhou para a DC Comics; Daniel Brandão, também cearense, que fez diversos trabalhos para a DC e Dark Horse entre outras editoras; o escritor paraibano Gege Carsan e o gaúcho Gervásio Santana, especialistas em Tex; o dublador Élcio Sodré, responsável pelas vozes de personagens como Shiryu e Kamen Rider; Sonia Bibe Luyten, doutora em comunicação especializada em HQs; Waldomiro Vergueiro, doutor da USP e fundador do Observatório de Histórias em Quadrinhos; além do jornalista Gonçalo Junior, autor de diversos livros sobre quadrinhos e Leonel Caldela, especialista em RPG.

“A Feira HQ já é uma referência para muitas pessoas que trabalham com histórias em quadrinhos. A nossa intenção é sempre aprimorar e aprofundar a discussão sobre o tema e mostrar que os quadrinhos são importantes ferramentas não só de entretenimento como também de educação”, descreve Bernardo Aurélio.
12ª Feira HQ(Foto: Divulgação)Segundo ele, um dos pontos altos da Feira será o 4º Seminário de Quadrinhos onde estudiosos de todo o país podem se inscrever para debater o tema. “A proposta do evento é discutir as Histórias em Quadrinhos do ponto de vista universitário, através da pesquisa e da produção científica. A programação inclui exposições dos trabalhos produzidos, palestras e oficinas, com direito a certificado e a publicação destes trabalhos em CD-ROM com ISBN”, acrescenta.

A Fundac cedeu o espaço para a realização do evento e a CCom garantiu o material impresso com dois mil cartazes, cinco mil panfletos, dois mil folders, mil revistas onde serão publicados os trabalhos premiados e 200 camisetas.
Para mais informações acesse o site: http://nucleodequadrinhos.org/

PUBLICADO ORIGINAMENTE NO 180 GRAUS

Nenhum comentário: