sexta-feira, 20 de julho de 2012

Oficina A Arte de Contar Histórias com Tapetes

“ O ritmo do trabalho é o ritmo da própria história; cada tapete tem uma música particular que o contador deve aprender e revelar aos seus ouvintes como se fosse um momento secreto entre eles". 

Em alguns encontros, através de jogos, dinâmicas e conversas, são abordados e vivenciados os elementos que compõem a arte de contar histórias, enfocando a relação interativa do contador com seus ouvintes e suportes de trabalho (a palavra, a história, o livro, o tapete, o cenário, os personagens, a música, os objetos sonoros...). Este é um convite à descoberta e estímulo da narração como processo criativo. A utilização dos tapetes de histórias surge como forma de enriquecer e dar suporte à narração de cada contador. 

A oficina será ministrada por Daniela Fossaluza.
De 24 a 28 de julho - Oficina A Arte de Contar Histórias com Tapetes
De 24 a 27 de julho das 18 as 21hs e 28 das 15 as 18hs.
Local: Centro Cultural Justiça Federal / Cinelândia RJ Av. Rio Branco 241.

Valor do investimento: R$ 200,00 (15 vagas) 
Inscrições pelo email costurando@costurandohistorias.com
Obs: A inscrição será efetivada mediante depósito bancário.
Mais informações sobre o trabalho: www.costurandohistorias.com

Daniela Fossaluza é atriz, formada em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (2001). Integrou por seis anos o Grupo Teatral Moitará (referência no trabalho teatral com máscaras no Brasil). É idealizadora e coordenadora do Projeto de Arte e Educação Costurando Histórias, vinculado ao Instituto Rio de Histórias, que desenvolve atividades culturais desde 2001 em Instituições de Ensino e espaços de Arte e Cultura. Foi uma das responsáveis pela introdução da técnica da narração através de tapetes no Brasil, desenvolvendo o Projeto Francês Raconte-Tapis. Cursou especializações em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança na Universidade Cândido Mendes (2007). Dirigiu e atuou em diversos espetáculos, entre eles: Poemas, Cantigas e Parlendas no Tapete, A Peleja do Violeiro Magrilim com a Formosa Princesa Jezebel, Pequeno Sertão Veredas, Retalhos de Arrepiar e outros.

Nenhum comentário: