quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Quadrinhos, consciência negra e língua portuguesa

Ontem a professora Deliminda (Delma para os íntimos) de língua portuguesa do oitavo ano realizou um trabalho com três turmas utilizando a revistinha da Turma do Xaxado "Mama África", aproveitando a proximidade com a Semana da Consciência Negra, que na escola será festejada por meio de uma série de atividades dentro e fora da sala de aula. A revistinha foi usada para desenvolver habilidades gramaticais. Segue o relato da professora:

Adorei " A Turma do Xaxado, Mama África". Foi providencial nessa semana que antecede o Dia da Consciência Negra. aproveitamos o primeiro episódio para fazermos um estudo de revisão do uso de /m/ e /n/ antes de /p/ e /b/; e de /d/, /t/, /g/, respectivamente, além do uso de x, ch, ç. Foi ótimo. Exercitamos, também, separação de sílabas, ditongo, tritongo e hiato.
Clique na imagem para ampliar
A primeira história da revista fala sobre palavras de origem africana e foram justamente estas palavras que foram utilizadas pela professora na atividade.

A professora Delma faz um trabalho muito legal com os alunos na Gibiteca. Aliás, tando ela quanto a professora Luísa Peres separam uma aula por semana para que os alunos tenho um momento de leitura e eles também levam para casa gibis, toda semana.  Elas trabalho, com frequência, quadrinhos que fazem adaptação de literatura, formando novos hábitos de leitura mas sem tirar do aluno a sua liberdade de escolha.

Nenhum comentário: