domingo, 10 de maio de 2015

LEOPOLDINA E OS QUADRINHOS

O município de Leopoldina vem ganhando destaque em todo o país por conta das Histórias em Quadrinhos. É com orgulho que afirmamos que tudo começou com a nossa gibiteca, em 2007. Ganhamos prêmios, desenvolvemos e estimulamos atividades entre alunos e professores em oito anos de existência.

Dentre estas atividades, fizemos três Seminários voltados para professores da rede municipal  e o I Fórum de Pesquisadores em Arte Sequencial, em 2012. Este Fórum deu origem a uma associação de pesquisadores com membros pertencentes a várias instituições de pesquisa nacionais e internacionais, a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), com sede em Leopoldina, que atualmente conta com 52 membros.

Este ano a ASPAS completa três anos de existência e realiza seu segundo encontro de associados em Leopoldina, entre os dias 28 e 30 de maio, o II Entre ASPAS. Durante o encontro será debatido o rumo das pesquisas em quadrinhos no Brasil, serão apresentados resultados de pesquisa e oferecidas oficinas e minicursos para os participantes e para a comunidade (mais informações pelo e-mail aspascontato@gmail.com). Serão lançados, ainda, livros, revistas e fanzines.


O uso dos quadrinhos tornou-se lugar comum nas salas de aula de várias escolas em Leopoldina. De 2007 pra cá tivemos notícias da criação de duas gibitecas e de atividades das mais variadas, utilizando quadrinhos, em escolas públicas e privadas do município. A municipalidade reconhece o valor dos quadrinhos no estímulo à leitura, tanto é que teremos nossa primeira gibiteca municipal inaugurada ainda este ano, no antigo prédio do Fórum, que está sendo reformado para se tornar um Centro Cultural, sob administração da Secretaria de Cultura. 


Pois é, e tudo começou com uma gibiteca, em uma escola municipal da periferia de Leopoldina. Isso prova que o investimento na educação pode ultrapassar as paredes das escolas, pode chegar aos mais diversos ambientes, pode dar os frutos mais variados. 

Nenhum comentário: