sábado, 5 de julho de 2008

Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes e outras gibitecas da Baixada Santista

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, instalada no Posto 5 (orla do Boqueirão),foi reinaugurado no dia 27 de junho do ano corrente após uma ampla reforma. Durante a reinauguração houve uma programação especial com a participação do desenhista de mangás e ilustrador Fábio Yabu. Fábio é autor de histórias em quadrinhos, ilustrador de livros infantis e criador de personagens famosos como Combo Rangers.

A reforma na gibiteca teve como objetivo oferece ao público um ambiente mais agradávem para a leitura, tendo sido feitos reparos na parte hidráulica e elétrica e instalado um sistema de ar-condicionado. O custo da obra ficou em aproximadamente 12 mil reais. A gibiteca conta atualmente com um acervo de aproximadamente 10 mil exemplares, de todos os gêneros, dos infantis aos adultos, estando a aberta a visitantes de todas as idades. No seu acervo se encontram, inclusive, raridades como a revista Tico-Tico, além do acervo que pertencia ao jornalista Marcel Paes, a quem a gibiteca homenageia com o nome.

A gibiteca oferece oficinas a seus frequentadores e possui agora um espaço para exposições de cartuns, charges, caricaturas e quadrinhos, como uma forma de incentivar esta arte na cidade de Santos e proximidades. É necessário destacar que a região tem incentivado muito a criação de gibitecas. Em Cubatão a gibiteca está inserida na Sala de Leitura Monteiro Lobato, localizada na biblioteca municipal da cidade, com um acervo de aproximadamente 1500 revistas, sendo que existe um projeto para a criação de um espaço próprio, desmembrando-a da biblioteca.

Em Guarujá já existem três bibliotecas com espaço reservado para a leitura de Histórias em Quadrinhos, localizadas em Pitangueiras e Vicente de Carvalho. Juntas elas possuem um acervo de aproximadamente 3500 revistas. A leitura de gibis também é incentivada nas escolas, mas não existe um projeto específico para a criação - ainda - de uma gibiteca municipal.

Na cidade de Praia Grande há gibitecas, ligadas ao programa de ação e defesa da cidadania, e existe a previsão da instalação de uma nova gibiteca até o início do mês de agosto, no Café Vila Mariana. Também em Praia Grande existem nas escolas espaços para leitura de jornais, revistas em quadrinhos e livros (não necessariamente uma gibiteca escolar).

Fontes:
Jornal Metópole, 153
Alex Ponciano (e-mail)

Nenhum comentário: