domingo, 27 de julho de 2008

Sobre Gibitecas e doações

Uma das coisas que mais me questionam em relação à gibiteca é a sobre a dificuldade de se formar um acervo. As pessoas tem a idéia errada de que tem que ter dinheiro para comprar HQ's. Ora, gibitecas se fazem a partir de doações. E muitas pessoas doam, com boa vontade. Exemplo disto é que nossa gibiteca recebeu grandes doações - de mais de 200 revistas - de colecionadores de vários Estados, como RJ, SP, RS, PR e de outras cidades de Minas, como Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Pessoas de nossa comunidade também fizeram doações, sem que fosse feita uma campanha sistemática na cidade e na nossa comunidade. Nosso acervo está sempre sendo renovado pois todo mês sempre chega alguma coisa - em maior ou menor quantidade. Esta renovação é importante pois atrai mais leitores e dá à gibiteca uma aparência mais dinâmica.

Monte uma gibiteca em sua escola, em sua biblioteca. Peça doações que eram irão chegar. Estou tocando neste assunto pois hoje eu fui alegrada com uma notícia vinda Aracajú (SE). A coordenadora da Gibiteca da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, Claudia Stocker, fez uma campanha de doação de gibis nos meses de junho e julho, e recebi 1.280 exemplares. A gibiteca, que funciona em uma sala separada, teve que ser mudada de lugar para poder se adaptar ao novo acervo, que agora é o maior do Estado, com 2.380 (veja as fotos).

A gibiteca está de parabéns! Espero que as doações continuem e que as pessoas também se interessem em conhecer este espaço que está crescendo cada vez mais. Ao mesmo tempo eu convido nossos leitores e procurarem as gibitecas perto de suas casa e também contribuírem com doações.

Uma revista doada faz diferença. Gibis são mais frágeis que livros e tem uma vida útil menor, por isto as gibitecas tem sempre que estar renovando seu acervo. Se você tem filhos, ensine a ele a ser solidário pedindo que ele mesmo faça a doação. Freqüentem também as gibitecas da sua cidade sempre que possível.

Se onde você mora não há uma gibiteca, procure a biblioteca comunitária, lance a idéia e faça uma campanha. Gibi não e literatura mas pode ajudar a formar um futuro leitor, mais criativo, mais crítico.

2 comentários:

Claudia Stocker disse...

Muito boa, valeu NAT!
E quem tiver gibis em casa que já leu, aproveite que a gibiteca agradeçe a sua doação.

Natania A S Nogueira disse...

É isto aí!
:-)