sábado, 26 de julho de 2008

Unesco usa histórias em quadrinhos na campanha contra doping

Aproveitando o clima dos Jogos Olímpicos de Pequim, a Unesco vai lançar uma série de histórias em quadrinhos para reforçar sua campanha contra o doping no esporte.

Na trama, os personagens principais serão dois detetives que investigarão dois atletas, sendo que um utiliza substâncias dopantes e o outro não. Segundo a entidade, os dois protagonistas são baseados em Sherlock Holmes e Mr. Watson, criados pelo escritor Arthur Conan Doyle.As histórias serão publicadas a partir da próxima segunda em três idiomas, espanhol, francês e inglês. A Unesco disse que pretende divulgar através delas os pontos da Convenção Internacional contra o Doping no Esporte.

A obra é resultado de uma parceria entre a entidade e a editora Edge G3. EFE.

A UNESCO ( United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é um organismo especializado do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 16 de novembro de 1945 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.

As atividades culturais procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.

Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação. Tem a sua sede em Paris, na França. Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo.Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, e cria escolas em regiões de refugiados.

Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.

Fontes:

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL701318-7084,00-UNESCO+USA+HISTORIAS+EM+QUADRINHOS+NA+CAMPANHA+CONTRA+DOPING.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/UNESCO

Nenhum comentário: