terça-feira, 21 de abril de 2009

Revista História, Imagem e Narrativas n° 08

Gosto muito desta revista. Tem uns artigos bons e é aberta a pesquisas feitas com quadrinhos. No n° 8 tem pelo menos 3 textos interessantes. Leia o editorial:

Editorial
edição 8- abril de 2009

Nossa revista chega ao seu oitavo número recobrando o modelo mais simples com o qual iniciamos essa empreitada. Daqui partiremos para uma alteração nos critérios de avaliação e em diversos outros padrões que até o momento nortearam a publicação. Visamos, assim, atingir novo patamar de qualidade num trabalho que, parodiando Raul Seixas, é uma "metamorfose", se não ambulante, ao menos constante. Eis nossa estabilidade dinâmica, conceito muito usado em engenharia de produção para designar capacidade de mudanças contínuas de um projeto ao mesmo tempo em que o mesmo se mantém de pé.

A edição 8 conta com novos artigos sobre quadrinhos sob uma ótica histórica, como vimos fazendo desde o primeiro número. Junto a isso, há análises focalizadas na cultura dos tropeiros, um estudo sobre Barbarella, a linda personagem de quadrinhos que se tornou estrela de cinema incorporada na não menos bela Jane Fonda. Aqui também há um estudo sobre cemitérios que longe de ser assustador, é uma abordagem de relevo sobre os paradigmais culturais brasileiros e as influências de culturas estrangeiras. Por fim, temos um trabalho detalhado sobre o absolutismo e outro sobre a criação da Petrobrás.

Esperamos que o material disponibilizado possa responder algumas das dúvidas dos leitores e suscitar-lhes novas e importantes questões.

Saudações cordiais,

Carlos Hollanda
Doutorando pelo PPGAV - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA-UFRJ)
Mestre em História Comparada (PPGHC-UFRJ)

Para acessar a Revista, clique aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal, Natania. Vou dar uma olhada nesta revista. Valeu a sugestão. Um abraço

Natania A S Nogueira disse...

Vale a pena!
:-)