sexta-feira, 20 de julho de 2007

Quadrinhos e esporte no Brasil

Quadrinhos e esporte. É possível fazer esta associação? Claro que é! Para tanto eu preparei uma ligeira pesquisa sobre o esporte nos quadrinhos, onde vou tentar apresentar publicações, personagens e idéias sobre o tema. Meu primeiro passo foi procurar o que já se publicou especificamente sobre esportes em quadrinhos no Brasil. Não há necessariamente uma grande quantidade de publicações. A maioria delas ocorreu em tempos de Copa do Mundo e de Olimpíadas. São manuais e hqs especiais sobre esportes que tem a maioria delas, o objetivo de introduzir as crianças no mundo dos esportes ou mesmo fazer uma homenagem a uma determinada modalidade esportiva. Consegui encontrar alguns, mas creio que deve haver muito mais material, portanto, qualquer indicação é bem-vinda.

Manual da Copa do Mundo (“Gol!”), estreado pelo Zé Carioca e publicado a cada quatro anos entre 1974 e 1998. O Almanaque apresenta informações sobre as Copas do Mundo, além de dados sobre as seleções e os jogadores. Não entra em muitos detalhes e é dirigido ao público infantil, para quem reserva uma linguagem simples e direta.

Manual de Esportes do Cascão, publicado em 2001. O Manual do Cascão trata de vários esportes, incluindo vôlei, basquete, automobilismo, atletismo, natação e até judô. Ele apresenta brincadeiras que simulam os esportes e oferece sugestões para brincadeiras, como “fazer seu jogo de botão com cápsulas de Kinder Ovo”. [1]

Manual dos Jogos Olímpicos Disney, estreado pelo Pateta e publicado em 1880 e 1992. O Pateta Atleta apresenta os Jogos Olímpicos, mostrando como é cada modalidade olímpica e a história do evento.

Manual do futebol do Ronaldinho Gaúcho, publicado em 2006. Faz parte da Coleção Manuais da Turma da Mônica. Além das informações básicas (como as regras e as táticas do esporte), apresenta alguns dos grandes craques da bola em todos os tempos e informa tudo sobre os maiores campeonatos nacionais e internacionais e todas as Copas do Mundo. O manual possui também “ilustrações inéditas da galeria de personagens das turmas da Mônica e do Ronaldinho Gaúcho, além de brincadeiras, poesias, brinquedos para montar e outras atrações”. [2]

Turma da Mônica - Uma aventura com o Cauê e a Turma nos Jogos Pan-Americanos, apresentando cinco histórias em que os principais personagens de Mauricio de Sousa fazem um passeio pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro e nos locais das competições do Pan 2007, ao lado da mascote oficial do evento.[3]

Você Sabia? – Turma da Mônica: Futebol, especial sobre a Copa do Mundo, publicada em 2006, pegando carona com a Copa do Mundo. A hq conta a história do esporte mais popular do mundo e como ele chegou ao Brasil, enfatizando a Copa do Mundo e os maiores craques e seleções do campeonato. Maluquinho por Futebol, publicado em junho de 2006. Este álbum especial do Menino Maluquinho que reúne várias histórias do personagem e de Julieta, envolvendo futebol, além de aventuras inéditas.

A História do Futebol no Brasil através do Cartum, livro organizado pela dupla Jal e Gual e publicado em 2004, pelo Editor Bom texto. Uma homenagem ao esporte com cerca de 340 ilustrações de várias épocas.


Dez na área, um na banheira e ninguém no gol, álbum, publicado pela Via Lettera, em 2002. Apresentou 11 histórias produzidas pelos quadrinhos Fábio Moon, Gabriel Bá, Allan Sieber, Custódio, Fábio Zimbres, Lélis, Leonardo, Osvaldo Pavanelli, Emílio Damiani, Spacca, Samuel Casal, Maringoni e Caco Galhardo, com prefácio do ex-jogador Tostão.

O futebol, aliás, sempre teve um espaço especial nas hqs brasileiras, visto ser o esporte mais popular do Brasil. “O Brasil, como país do futebol, tem vários outros exemplos dessa bem-sucedida união entre dois dos melhores entretenimentos que existem. Já em 1932, os moleques Reco-Reco, Bolão e Azeitona, criações de Luis Sá, apareciam batendo uma bolinha.[4]
Além destes manuais e edições especiais, há também publicações que abordam diretamente ou indiretamente o mundo dos esportes. Uma das mais editadas e reeditadas em todo o mundo é Astérix nos Jogos Olímpicos, de Goscinny e Uderzo. Nesta aventura os irredutíveis gauleses resolvem participar dos Jogos Olímpicos e desembarcam em Atenas. Com muito humor Goscinny e Uderzo transportam as tradição dos esportes para os quadrinhos. Ainda sobre Jogos Olímpicos, há disponível na internet uma hq da Turma da Mônica e os Jogos Olímpicos no link http://www.monica.com.br/comics/esportes/welcome.htm

Eu particularmente estranho só encontrar uma hq sobre o Pan-Americano. Aliás, acho que seria muito interessante a elaboração de uma hq com a mascote do Pan até mesmo como forma de divulgação do esporte, não apenas no Rio de Janeiro, como em todo o Brasil. Teria sido uma boa oportunidade para se divulgar e incentivar a prática de vários esportes no país.

No próximo post: Personagens inspirados nos esportes!

[1] http://www.gardenal.org/balipodo/2007/05/manuais_infantis_de_esportes.html
[2] http://www.universohq.com/quadrinhos/2006/n16052006_04.cfm
[3] http://www.universohq.com.br/quadrinhos/2007/n12072007_05.cfm
[4] http://www.universohq.com.br/quadrinhos/2005/futebol_hq.cfm

8 comentários:

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Natália,

Teu blog está cada vez mais rico. Adorei o post sobre quadrinhos e esporte. Estamos fazendo um trabalho sobre o Pan na escola. Será que vai sair alguma coisa em quadrinhos sobre os jogos? Vamos torcer!

Grande abraço
Gládis Leal dos Santos

Natania A S Nogueira disse...

Oi Gládis,
Eu compreio a hq especial da Turma da Mônica, mas deixo uma sugestão: pq não pedir aos alunos que façam uma hq sobre a modalidade esportiva ou sobre o atleta que mais gostou no PAN? Caso queira, tenho um modelo de oficina de quadrinhos que pode ser usado para isto. É só me mandar uma mensagem pelo e-mail gibitecacom@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Muito interessante. Eu lembro bem dos Manuais Disney, eram até bem interessantes (pelo menos eu achava quando era menor).

Acho que realmente falta uma visão dos quadrinhos como meio de divulgação e educação nas entidades governamentais...Eu tinha certeza que o Cauê faria parte de quadrinhos institucionais ou algo assim. Foi uma surpresa ver que ele foi sub-aproveitado nesse sentido.

Ah, e o blog realmente está cada vez mais interessante.

Natania A S Nogueira disse...

Oi João,
Eu realmente pesquisei para saber se o Cauê tinha sido usado em alguma campanha educativa, mas não encontrei qualquer referência. Assim, suponho que ele só tenha sido usado para fins comerciais. Achei esta uma falha da comissão organizadora uma vez que o discurso do governo tem sido o de apoiar o esporte... enfim, agradeço a quem tenha alguma informação a respeito para nos repassar.
Que bem que está gostando do Blog, estou tentando atender a todos e não deixar nenhuma área de ensino de fora do debate sobre quadrinhos e ensino. :-)

Alexandre Lancaster disse...

Opa, não custa lembrar: a Conrad lançou toda a coleção do mangá esportivo Slam Dunk aqui no Brasil. Tem trinta volumes e ele foi responsável pela grande difusão do basquete lá no Japão (onde ele não era tão popular até a publicação dessa série). No começo, aproveitando que o protagonista Sakuragi é um completo analfabeto em termos de basquete, ele explica muitas noções básicas, com bastante humor. A partir de certo ponto, a coisa passa a ser focada no crescimento dos personagens como time e como pessoas, com uma boa carga dramática – num esquema que eu definiria como "você já sabe o que é o basquete, agora chegou o momento de se apaixonar por ele". Eu recomendo.

Natania A S Nogueira disse...

Não esqueci! Ele foi citado na postagem sobre Esporte e Mangá, embora sem detalhes. Nós temos o nº 01 na Gibiteca e quero ver se compro mais no fest comix, final do ano (se tiver outro).

Alexandre Lancaster disse...

Bom, dê uma olhada na Loja Conrad. É comum que eles façam promoções boas na compra de séries completas. O problema é que mesmo estando muito em conta, ainda sai salgado comprar 31 exemplares de uma vez...

Natania A S Nogueira disse...

Vou olhar sim! Na escola estou com uns alunos entusiasmados em conseguir dinheiro para comprar mais gibis (mangás em especial). Assim que tivermos recusos ($$$) vou correr atrás.