sábado, 14 de julho de 2007

HQ Mix 2006: nossos parceiros estavam lá!

Esta semana, na quarta-feira dia 11 de julho no teatro do Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93), em São Paulo, com apresentação do Serginho Groisman, ocorreu a entrega dos prêmios da 19º edição do Troféu HQ Mix. O Troféu HQ MIX foi criado no ano de 1988 pelo editor Gualberto Costa e pelo cartunista JAL, José Alberto Lovetro dentro do programa TV MIX na TV Gazeta de São Paulo, com o apadrinhamento do comunicador Serginho Groisman, com a intenção de divulgar, valorizar e premiar a produção de quadrinhos, humor gráfico, animação e assemelhados, pela própria categoria representada através da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB ). A partir de 2004 o troféu passou a ser dirigido pela ACB- Associação dos Cartunistas do Brasil e IMAG – Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil.

A premiação é referente ao ano de 2006 e o troféu veio no formato do personagem Kactus Kid, como homenagem ao desenhista Renato Canini, que também desenhou o personagem Zé Carioca para a editora Abril. Para nossa alegria, alguns de nossos parceiros ficaram entre os premiados. O jornalista Sidney Gusman (foto acima) como melhor jornalista especializado em quadrinhos (Universo HQ e Wizard) e o Universo HQ como o melhor site sobre quadrinhos, ambos pela sétima vez consecutiva. Sidney Gusman é uma das pessoas que apoia o nosso projeto e, através do Universo HQ, ajudou na divulgação do trabalho que estamos fazendo na E. M. Judith Lintz Guedes Machado, atraindo para o projeto Gibiteca Escolar o olhar de várias pessoas atuantes no ramo, assim como leitores interessados em contribuir como o nosso projeto.

Também a editora Pixel Media recebeu o reconhecimento pelo seu trabalho em duas categorias: Edição Especial Estrangeira (Corto Maltese - Sob o Signo do Capricórnio) e Publicação de Clássicos ( Corto Maltese - A Balada do Mar Salgado). A Pixel Media foi a primeira editora a doar exemplares para nossa gibiteca, inclusive os dois álbuns de Hugo Pratt que foram premiados no HQ Mix.

E por fim, mas não menos importante, tivemos a premiação de Waldomiro Vergueiro (foto acima) , que nos deu a honra de sua presença no I Seminário sobre quadrinhos, leitura e ensino, em maio deste ano. Ele recebeu o prêmio pelo Livro Teórico Tico-tico 100 anos - Centenário da primeira revista de Quadrinhos do Brasil, que organizou juntamente com Roberto Elísio dos Santos. O livro tem prefácio do grande jornalista Sergio Augusto e conta com 26 capítulos escritos por especialistas no tema, como os professores universitários Antonio Luiz Cagnin, Álvaro de Moya, Diamantino da Silva, Sonia M. Bibe Luyten e Marco Aurélio Lucchetti, e os jornalistas especializados Fernando Moretti, Franco de Rosa, Nobu Chinen, Fabio Santoro, José Sobral e Worney Almeida de Souza. Foi publicado em 2006 pela editora Opera Graphica

2 comentários:

Octavio Aragão disse...

Opa!
Resta saber se a Gibiteca concorrá no ano que vem...

Natania A S Nogueira disse...

Oras! E te categoria para a gente concorrer : :-)
Se um dia a gibiteca concorresse, gostaria que fosse na categoria de fanzines. Tenho esperança de poder conseguir alunos interessados a produzir alguns. Quem sabe?