sábado, 17 de maio de 2008

II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino: nossos convidados

Para o II Seminário sobre Quadrinhos, Leitura e Ensino vamos receber um time de pesquisadores super diversificado, que atua nas aréas de literatura, ciencias e física.


Leonor Werneck dos Santos
- Doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ e Professora Adjunta de Língua Portuguesa da mesma universidade. Desenvolve projetos nas áreas de Lingüística Textual e Análise do Discurso, na linha de pesquisa Língua e ensino. Integrante do GT da ANPOLL de Lingüística Textual e Análise da Conversação. Tem vários artigos publicados em livros e revistas, organizou os livros Discurso, coesão, argumentação (Oficina do Autor, 1996) e Estratégias de leitura: texto e leitor (Lucerna, 2006) e publicou Articulação textual na literatura infantil e juvenil (Ed. Lucerna, 2003). Participa freqüentemente de congressos nacionais e internacionais, apresentando trabalho sobre ensino de língua portuguesa, leitura, literatura infantil e juvenil.

Francisco Caruso: Doutor em Física pela Universidade de Turim, Itália, é professor titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Superintendente de Difusão Científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e tem dedicado particular atenção à divulgação da ciência, tendo editado vários livros. Escreveu, com V. Oguri, o livro "Física Moderna: origens Clássicas e Fundamentos Quânticos (Elsevier/Campus, 2006), que recebeu o Prêmio Jabuti (2o. lugar) na categoria Ciência, Engenharias e Informática em 2007. Coordena a Oficina de Educação de Ciências Através de Histórias em Quadrinhos (EDUHQ),


Maria Cristina de Oliveira Silveira – Licenciada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional, na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Iguaçu – UNIG (2002), especialista em Dificuldades de aprendizagem pela UERJ (2004). Atualmente é coordenadora pedagógica do Centro de Estudos Supletivos Casa do marinheiro e professora regente do Município de Duque de Caxias, lotada na Secretaria Municipal de Educação (membro da equipe da Subsecretaria de Planejamento Pedagógico). Desenvolve trabalhos na área de divulgação científica, quadrinhos e educação.


Karina Saavedra Acero Cabello Rocio: Mestre em biologia, bióloga e pesquisadora da FIOCRUZ, desenvolveu seu trabalho de mestrado sobre quadrinhos e o tratamento de hanseníse.


Cláudia Kamel: Bióloga, mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro.Possui longa e bem sucedida com a utilização das histórias em quadrinhos, não somente em aulas de ciências naturais, mas também com a educação infantil, alfabetização e ensino fundamental. Realizou vários projetos utilizando os quadrinhos como uma das fontes de leitura e motivação dos alunos.


Estevão Ribeiro: Infografista e chargista do jornal A Tribuna/ES ,; designer gráfico da Gráfica Prograf; roteirista de Histórias em Quadrinhos, estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo; Editor e escritor (roteiro e textos) de Contos Tristes (2007/2008) - Coletânea e histórias em quadrinhos desenhada por artistas convidados. Álbum premiado no Prêmio Capixaba de Literatura, 2º lugar na categoria Infanto-Juvenil; responsável pelo roteiro, edição e diagramação da HQ Tristão - Senhor do Fogo (revista em quadrinhos infanto-juvenil - 2007/2008); roteirista, ilustrador e diagramador de cartilhas para o Incaper (2006/2007) – responsável pelo roteiro, ilustração, diagramação e criação dos personagens da série de publicações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper), de nomes “Protejam as Nascentes” (2006), “Reserva Legal – Uma solução Genial (2006/2007) e “Agroecologia (2007). Todas as revistas são acompanhadas com passatempos.

Lúcia Rodriguez de la Rocque: (2006). Bacharel em Ciências Biológicas (1977) e em Letras (1994) pela UERJ. Mestre em Biologia pela UERJ (1988) e em Letras pela UFRJ (997), e doutora em Ciências pelo Instituto de Biofísica da UFRJ (1995). Realizou pós-doutorado na Área de Antropologia, Gênero e Ciência na UFRSAtualmente é pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e professora adjunta de literatura na UERJ. Atua nas áreas de Gênero, Ciência e Saúde na Literatura, literarura e outras Mídeas na Educação em Ciência.

Nenhum comentário: