domingo, 25 de maio de 2008

HQ narra a história do fundador do Correio Braziliense

O Correio Braziliense está lançando em quadrinhos a biografia de Hipólito José da Costa. Hipólito é considerado o fundador do primeiro jornal brasileiro, que é o próprio Correio Braziliense. Desenvolvida pela equipe do Correio Braziliense, a HQ conta de forma lúdica e envolvente um capítulo da história do Brasil, relatada a partir da vida de um homem que amava um país que via nascer 200 anos atrás.

A biografia e os relatos referentes ao jornalista no Brasil colônia, à instalação da Corte de Dom João VI, estão reunidos nesta HQ, com a qual o Correio irá presentear seus leitores no dia 31 de maio.

O ilustrador Kleber Sales foi o responsável pela criação da narrativa e dos desenhos da HQ. Dois personagens foram criados para dar dinâmica à história. Tudo começa no encontro do menino Fernando com um funcionário do Museu da Imprensa Nacional, chamado Alfredo, que toma para si o encargo de envolver o estudante, contando eventos heróicos, como a fuga do cárcere em Lisboa, onde Hipólito ficou preso durante três anos e meio, processado pelo Tribunal do Santo Ofício e acusado de participar da maçonaria, organização que na época era considerada subversiva.

O reconhecimento póstumo à figura de Hipólito José da Costa serve, embora de forma tardia, para reconhecer uma falha. “Hipólito sempre foi um ilustre desconhecido”, opina o tetraneto dele Fernando Hippólyto da Costa, aviador aposentado de 81 anos. Neste ano de comemorações do bicentenário da transferência da família real para o Brasil, o que transformou a colônia em vice-reino, inúmeros nomes e eventos têm sido descobertos e justiçados com um certo atraso.


Matéria sugerida pela amiga Valéria e adaptada do texto publicado pelo Correio Brasiliense, disponível na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário: