quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Demolidor" mirim usa sonar para reconhecer objetos

De ficção para realidade! Muito interessante esta matéria que saiu no Universo HQ!


Algumas das habilidades do super-herói cego Demolidor, criação de Stan Lee para a Marvel Comics, podem parecer absurdas até mesmo para um personagem de quadrinhos. Atribuídas a um ser humano, soam ainda mais inacreditáveis.

Menos para Lucas Murray, um garoto britânico de apenas sete anos de idade e cego de nascença. Assim como o herói que nas HQs defende o bairro nova-iorquino Cozinha do Inferno, ele é capaz de "enxergar" objetos por meio de uma técnica semelhante ao sonar que dá forma aos cenários na mente do herói cego da ficção e ao usado por morcegos e golfinhos no mundo real.

De acordo com reportagem da BBC Brasil, citada pelo portal de notícias G1, o pequeno Lucas estala sua língua no céu da boca e, ao ouvir o eco provocado pelos objetos ao seu redor, constrói mentalmente cada um.

Por meio do eco, ele ainda descobre a distância, a forma e a densidade dos objetos, além da posição em que eles estão. Escalar montanha, jogar basquete e se movimentar normalmente sem a necessidade de se segurar em alguém são outros de seus prodígios.

Há mais uma coincidência entre Lucas e Demolidor. A infância de ambos foi marcada pela ajuda e treinamento de um mentor cego. No caso do personagem real, a habilidade de usar o estalido da língua como técnica de ecolocalização se deve aos ensinamentos do psicólogo norte-americano Daniel Kish, fundador da ONG World Access for the Blind, dedicada ao auxilio a deficientes visuais em todo o mundo.

Clique aqui para assistir a um vídeo com a reportagem da BBC sobre Lucas Murray e conferir as proezas do "Demolidor" mirim.

Fonte: Universo HQ

2 comentários:

Tati Martins disse...

Tem selinho pra vc em meu blog...
Beijos

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Tati!
:-)