segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Mais de 20 mil visitam a 3.ª Expo-Literária de Sorocaba

Sentados no chão ou fora da tenda, mas munidos de câmeras fotográficas e de revistas de histórias em quadrinhos, centenas de crianças, adolescentes e adultos disputaram espaço para ver e ouvir o criador dos personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. O escritor e cartunista Maurício de Sousa encerrou na tarde deste sábado (24), na tenda Drummond, a 3.ª Expo-Literária de Sorocaba. Em torno de 20 mil visitantes passaram pelo evento, nos três dias de atividades, calcula o secretário da Cultura (Secult), Anderson Santos. A programação envolveu uma série de atividades, além da presença de escritores sorocabanos e de grandes nomes da literatura brasileira.

O criador da “Turma da Mônica” - que comemora cinquenta anos de carreira - falou de seus personagens e do processo criativo, apresentou sua primeira revista em quadrinhos, do Bidu, quando ainda era repórter policial. Para as pessoas que gostam de escrever e desenhar ele diz que não é difícil criar personagens fortes. “Basta basear-se em amigos e familiares”. Seus filhos, por exemplo, foram suas maiores fontes de inspiração, explicou. Maurício de Sousa incentivou a leitura e destacou a importância da internet e do bom uso do computador. “A internet é uma fábrica de novos profissionais”, ressalta.

A Expo-Literária ofereceu mais de 70 atrações gratuitas, entre bate papo com escritores, contação de histórias, palestras, performances, intervenções, oficinas e peças teatrais. O evento foi aberto na quarta-feira e seguiu com a programação na quinta, sexta-feira e hoje. Até sexta cerca de 16 mil pessoas já tinham visitado o evento. Toda a rede pública (Estadual e Municipal) teve oportunidade de participar das atividades.

O secretário comemora a adesão do público sorocabano, que tem sido cada vez maior nos eventos culturais da cidade. “A responsabilidade também aumenta”, ressalta. No caso da Expo-Literária, ele adianta que a organização já pensa na próxima edição. “Não considero um evento, mas uma ação cultural”. Ele lembra que foram disponbilizados convites tanto para a rede pública de ensino como para toda a população interessada. A programação de ontem encerrou o Seminário Internacional “O Tempo é a minha matéria”, coordenado pela Academia Sorocabana de Letras (ASL).

A 3.ª Expo-Literária foi uma promoção da secretaria de Cultura em parceria com a Educação e a ASL. Por conta do evento a Biblioteca Municipal estará fechada nesta segunda-feira (dia 26) para que se proceda a limpeza no local e volta ao seu funcionamento normal no dia 27.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário: