sábado, 31 de outubro de 2009

Maurício de Sousa integra festival português de quadrinhos

Maurício de Sousa, François Boucq, Achdé, Rui Lacas e António Jorge Gonçalves são alguns dos autores de desenhos em quadrinhos que passam neste final de semana pelo festival Amadora BD (Banda Desenhada), para as concorridas sessões de autógrafos.

A vigésima edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora acontece desde o dia 23 no Fórum Luís de Camões, com exposições complementares em outros locais da cidade.

No sábado e no domingo são esperados vários autores estrangeiros e portugueses para as sessões de autógrafos, uma das mais concorridas iniciativas do festival, porque em vez de uma mera assinatura eles fazem um desenho personalizado.

Destaque para o retorno do autor brasileiro Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, que tem em exposição na Amadora os desenhos originais onde apareceram pela primeira vez personagens como Cebolinha, Cascão e Magali.

O francês François Boucq, conhecido pelo trabalho em parceria com o argumentista Alejandro Jodorowsky, e o autor francês Achdé, que prosseguiu as histórias de Lucky Luke depois da morte de Morris, também estarão presentes.

O arquiteto italiano Giorgio Fratini tem em exposição no Amadora BD alguns originais do álbum "Sonno Elefante", que tem Lisboa e a antiga sede da PIDE como paisagem da sua história, e dará autógrafos no sábado e no domingo.

Entre os portugueses estão Osvaldo Medina, autor dos desenhos dos álbuns "A fórmula da felicidade" e "Mucha", assim como Rui Lacas, autor de toda a imagem deste ano do festival e que no domingo apresentará o álbum "Asteroid Fighters".

As ilustrações da novela gráfica "Rei", de António Jorge Gonçalves e do escritor Rui Zink, estão expostas também no Amadora BD e o designer estará também disponível para autógrafos.

Neste final de semana estão ainda previstos os lançamentos dos álbuns "Bang Bang Ultimate 1", de Hugo Teixeira, e "Asterod Fighters", de Rui Lacas.

No sábado serão também anunciados os vencedores dos prêmios Amadora BD, que distinguem anualmente a história em quadrinhos portuguesa e estrangeira que se edita no mercado nacional.

O festival Amadora BD termina em 8 de novembro.

Fonte: Agência Lusa

Nenhum comentário: