sábado, 31 de outubro de 2009

Instituto de Artes do Pará lança livros e edital de literatura

Nesta terça-feira (3), o Instituto de Artes do Pará (IAP) promove o lançamento dos livros contemplados com o Prêmio IAP de Edições Culturais 2008 e também do edital Prêmio IAP de Artes Literárias 2010, que abrange o Prêmio IAP de Edições Culturais e a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias. Na ocasião, haverá coletiva de autógrafos dos autores premiados. O evento inicia às 18h30, com entrada franca.

O Prêmio IAP de Edições Culturais 2008 teve inscrições de Belém, Óbidos e Itaituba. Com as categorias Ensaio, Auto Popular e História em Quadrinhos, o instituto conseguiu ampliar o sentido da premiação, incentivando a produção em linguagens que não eram contempladas anteriormente.

Foram premiadas as obras "Batista", de Carlos Correia Santos, na categoria Dramaturgia; "Um Olhar Sobre Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir", de Paulo José Maués Corrêa, na categoria Ensaio; e "Catarse - Quadrinhos", de Everton Cardoso Leão, Alex Pinheiro e Adnilson Gomes, na categoria História em Quadrinhos.

Na categoria Auto Popular, o prêmio foi concedido a três obras: "Nas Asas a Liberdade", de Laurene da Costa Ataíde; "Cordão do Tangará", de Idolasy Moraes das Neves; e "As Pastorinhas", de Sebastião Teodomiro da Costa Filho, sendo os dois últimos representantes de manifestações culturais do município de Itaituba.

Edital - O Prêmio IAP de Edições Culturais continua no ano que vem, desta vez fazendo parte do edital Prêmio IAP de Artes Literárias 2010. Pela primeira vez o gênero Cordel é incluído, reforçando uma característica especial do Prêmio IAP: a valorização da cultura e tradições populares. A comissão selecionará obras escritas totalmente em versos, com métricas padronizadas na experiência do cordel paraense, contando histórias de ficção ou não-ficção, episódios, biografias, ou similar.

Os gêneros Auto Popular e Ensaio continuam em 2010. A categoria Auto Popular contempla textos escritos com histórias de representação encenados ou inéditos de manifestações tradicionais como bois-bumbás, pássaros juninos, cordões de bichos, pastorinhas e outros similares. Já a categoria Ensaio contempla texto literário situado entre o poético e o didático, que exponha ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de tema de livre escolha. Este gênero é uma forma de aproximar o IAP da produção da universidade, sabendo-se da dificuldade de publicação de textos de caráter científico.

As categorias Cordel e Auto Popular podem contemplar mais de um autor, que terão suas obras compiladas em um mesmo volume de cada gênero. O IAP publicará três livros, com tiragem de mil exemplares cada, cabendo aos seus autores 500 exemplares, permanecendo 500 exemplares no IAP, para divulgação institucional da obra e doação a bibliotecas públicas.

Criado em 2002, o Prêmio IAP de Literatura foi o primeiro no Estado a garantir a publicação das obras dos autores contemplados, ampliando as possibilidades de projeção nacional e internacional. O prêmio já contemplou 28 livros, nos gêneros Conto, Romance, Poesia, Teatro, Literatura Infantil, Dramaturgia, Ensaios, Auto Popular e História em Quadrinhos.

Bolsa - Em sua primeira edição, o Prêmio IAP de Artes Literárias 2010 visa beneficiar também os autores paraenses com a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias. A intenção do incentivo é estimular a investigação e a concepção de novos caminhos temáticos e formais para a Literatura produzida no Pará, buscando, ao mesmo tempo, interrogar suas raízes mais genuínas (pesquisa) e ampliar seus horizontes teóricos e práticos (pesquisa e experimentação).

O gerente de Artes Literárias, Vicente Franz Cecim, explica como surgiu a ideia da criação da bolsa. "Ao longo desses anos, através da realização do Prêmio IAP, conhecemos mais de perto as necessidades dos autores e percebemos que precisávamos estimular a pesquisa em Literatura, permitindo que os autores estudem e façam experimentações em termos de linguagem e nas temáticas e, nesse processo, inserir a literatura paraense na contemporaneidade, dialogando com o que há de mais avançado na literatura mundial".

Para Jaime Bibas, presidente do IAP, a criação da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias é fruto do êxito das experiências conquistadas com as bolsas ofertadas às demais categorias artísticas. "O IAP agora estende aos autores paraenses a possibilidade de pesquisar e experimentar a linguagem artística em si, da mesma forma como os contemplados das bolsas das outras categorias já vinham fazendo com sucesso. E este é um diferencial nosso em relação às outras bolsas de estímulo a literatura do país".

O IAP oferecerá até três bolsas nesta categoria, cada uma no valor de até R$ 12 mil, nos gêneros Romance, Conto, Poesia e Dramaturgia Teatral. Sua vigência está dividida em duas etapas: Pesquisa e Criação e Transmissão e Troca de Experiências, fase esta em que o proponente, após o encerramento da bolsa, participará de encontros, palestras, oficinas e workshops para compartilhar os processos que desenvolveu e os resultados obtidos com a bolsa.

As inscrições para as duas modalidades do Prêmio IAP de Artes Literárias 2010 iniciam na própria terça-feira (3), indo até o dia 2 de janeiro. A divulgação do resultado está prevista para março de 2010.

Serviço

Coletiva de autógrafos dos livros contemplados com o Prêmio IAP de Edições Culturais 2008 e lançamento do edital Prêmio IAP de Artes Literárias 2010. Terça-feira, dia 3 de novembro, às 18h30, no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 4006 2906/ 4006 2921.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário: