segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Lançamento da Primeira História em Quadrinhos de Motociclismo do Brasil


Uma das grandes novidades do Salão Duas Rodas não será uma moto, mas uma história em quadrinhos sobre motociclismo. Na quinta-feira, (08/10), entre 18 e 20 horas, no estande da ABRAM (Assoc. Bras. de Motociclistas) será realizado o lançamento do "Mangá Sobre Motos", a primeira história em quadrinhos do gênero do Brasil.

O que é um "mangá"?

"Mangá" é um tipo de desenho em quadrinhos de origem japonesa caracterizado pelos personagens possuírem olhos de proporções maiores, rostos de formatos mais triangulares, expressões mais caricatas em alguns momentos e, principalmente, história mais densa e elaborada, continuada em capítulos, tal como uma novela, ao longo de várias edições.

Assim será a primeira história em quadrinhos do motociclismo brasileiro, um "mangá", no qual os personagens assumem traços característicos deste tipo de desenho e as histórias são voltadas para um público juvenil e adulto (aconselhável para maiores de 10 anos).

Personagens

O primeiro volume trará os personagens principais, dois jovens de 18 anos estudantes de engenharia mecânica que são pilotos de motos, uma garota e um garoto, que se envolveram em uma corrida de motos para a qual serão selecionados para participar de uma série de aventuras, uma saga, que se desenrolará ao longo dos próximos volumes. No volume 1, já pronto, eles serão pilotos de motovelocidade, já no volume 2, em construção, estarão em provas de motocross e nos demais volumes estarão envoltos em suas aventuras em outros tipos de competições e com outros tipos de motos e ambientes do motociclismo.

Uma característica diferente desta história em quadrinhos é que o personagem principal é uma mulher. "Gigi" será a heroína da história e terá sempre a companhia de "Zário", seu coadjuvante. Na história, os dois jovens passarão por situações em que sentem uma atração um pelo outro, mas estão sempre com pequenas brigas. Porém, quando as coisas ficam difíceis, um sempre ajuda o outro.

Os dois personagens serão envolvidos em uma trama em que terão de enfrentar um casal de arqui-inimigos que são, na verdade, "ciborgs" (pessoas com partes do corpo robotizadas, biônicas). Ao longo da história os personagens descobrirão que seus equipamentos, macacões, capacetes, luvas e botas têm "poderes" especiais que os ajudarão a enfrentar seus inimigos.

Lançamento

O lançamento do Mangá Sobre Motos acontecerá no estande da ABRAM (Assoc. Bras. de Motociclistas) na quinta-feira, (08/10), entre 18 e 20 horas, onde os editores, Gisele Flores & Jaime Nazário, também pilotos, estarão apresentando o mangá para os visitantes e distribuindo gratuitamente uma amostra do que será o primeiro volume.

A chegada comercial do Mangá Sobre Motos deverá acontecer entre novembro e dezembro. Até lá, os editores farão um "road show" pelo Brasil divulgando o lançamento da primeira história em quadrinhos do motociclismo.

Uma publicação para colecionar

O Mangá Sobre Motos será uma publicação bimestral e, segundo seus editores, será objeto para coleção.

"A característica do mangá ser uma -novela-, ou seja, um volume que sempre tem sua história continuada no próximo volume, incentivará os leitores a colecionarem cada edição que sair. Além disto, por ser uma publicação pioneira, marcará história e, no futuro, se tornará peça de admiração e de valor para coleção", comenta Gisele Flores, editora.

"Os leitores vão gostar muito da história, porque ela tem aventura, romance, suspense, personagens bonitos e atraentes, motos e equipamentos com poderes especiais, enfim todo um universo de elementos contextualizados no ambiente do motociclismo. Os personagens logo se tornarão alvo de afinidade com os leitores porque muitos deles realmente são inspirados em pessoas reais, assim como algumas situações de competição", comenta Jaime Nazário, também piloto.

Preocupação com a segurança

Uma outra característica importante desta história em quadrinhos é que ela passará dicas de segurança para os motociclistas e, principalmente, futuros motociclistas.

"Teremos duas maneiras de passar uma mensagem positiva de segurança com motos para os leitores. Na primeira, os personagens, dentro do contexto da história, em seus diálogos e situações, passaram mensagens de segurança ao pilotar. Na segunda, teremos páginas especialmente dedicadas para que a personagem principal, a "Gigi", fale sobre pilotagem segura. Desta forma, não só estaremos apresentando uma história em quadrinhos emocionante pelas aventuras que apresenta, mas também educativa", declara Jaime Nazário.

Mulheres em destaque

O fato de ser uma garota a principal heroína das histórias visa incentivar uma maior participação das mulheres no motociclismo. Atualmente, em torno de 25% das motos novas já são vendidas para mulheres, mas este percentual pode mais do que dobrar, tal como já ocorre com o mercado de carros.

As mulheres ainda estão em pequeno número participando do motociclismo, principalmente ao guidão de motos e em competições são casos raros.

"Sou uma das únicas duas mulheres que participam de competições oficiais da motovelocidade no Brasil e sei como é difícil superar o preconceito e as dificuldades que são impostas à participação feminina, mas estou lá firmando uma posição a fim de incentivar outras que lá estejam comigo também. Fazer com que esta história tenha uma heroína, ao invés de um herói, é uma maneira pela qual estamos procurando fazer com que as jovens de hoje passem a se identificar com o motociclismo e venham a participar de todo o seu ambiente, inclusive de competições, de preferência, em um futuro próximo", declarou Gisele Flores.

Grande oportunidade para anunciantes

Um diferencial desta publicação é que ela será um excelente meio de propaganda para empresas que queiram divulgar seus produtos e serviços. A primeira edição deverá ter uma tiragem mínima de 30 mil exemplares, que poderá ser ampliada de acordo com a aceitação demonstrada com as encomendas feitas ao longo do mês de outubro.

O Mangá Sobre Motos terá em seu primeiro volume aproximadamente 50 páginas de conteúdo e, no máximo, um terço destas páginas reservadas para anunciantes veicularem publicidade.

"O Mangá Sobre Motos será um grande -vendedor- para as empresas que queiram divulgar seus produtos e serviços, pois terá uma boa tiragem que, diferentemente das revistas de notícias, não será descartável com o passar do tempo. Por ser uma novela em que cada edição será um capítulo, os leitores guardarão muito bem seus exemplares, ou seja, um anúncio neste veículo terá uma longa vida de exibição", afirma Gisele Flores.

"Serão duas as maneiras pelas quais os anunciantes poderão veicular suas propagandas. Por meio de páginas de anúncio, assim como em uma revista tradicional, mas o número de anunciantes será limitado a, no máximo, um terço das páginas de conteúdo, e por meio de -merchadising- dentro do contexto das histórias, ou seja, os personagens poderão usar motos de diferentes fabricantes, assimo como macacões, capacetes, roupas e demais equipamentos e acessórios e poderão falar sobre estes, porém somente a partir do segundo volume, que ainda está em construção. pois o primeiro já está pronto", afirmou Jaime Nazário.

Onde será encontrado o Mangá Sobre Motos e quanto custará?

O primeiro volume do Mangá Sobre Motos poderá ser encontrado entre o final de novembro e início de dezembro em bancas de revistas, mas, também, está sendo negociado com os fabricantes de motos para que a revista possa ser adquirida na rede de revendedores de motos.

Além disto, também será negociado para que lojas de roupas e acessórios para motos e motociclistas também tenham para oferecer o Mangá Sobre Motos.

O preço de capa do Mangá Sobre Motos será de apenas R$4,90 e pedidos poderão ser encaminhados por e-mail para sobremotos@sobremotos.com.br

Já existe uma política definida para comercialização com descontos para distribuidores, revendedores, moto grupos e para pedidos de maiores quantidades.

Segundo Jaime Nazário, "o Mangá Sobre Motos, por ser uma publicação de alta atratividade, poderá ser um fonte de receita para revendas de motos e lojas de acessórios e equipamentos, pois temos já definida uma política de comercialização de descontos que proporcionará ganhos para estes que tiverem a visão de que esta publicação é completamente diferente e muito atrativa para os seus clientes. Além de poder ser vendido, o Mangá Sobre Motos também poderá ser uma ótima opção como brinde, pois tem custo muito baixo e proporcionará alta satisfação e distinção em quem o receber como presente".

Mais informações

Mais informações sobre o Mangá Sobre Motos poderão ser obtidas pelo e-mail sobremotos@sobremotos.com.br

Quando o Mangá Sobre Motos estiver em fase de distribuição, já estará pronto um site na Internet especialmente sobre ele.

Veja mais detalhes e imagens clicando aqui!

Nenhum comentário: