sábado, 11 de outubro de 2008

Embu das Artes em quadrinhos

Embu das Artes é tema de mais uma publicação. O artista Alemàn retrata a cidade desde a chegada dos padres jesuítas até os dias de hoje, passando pelos momentos históricos mais importantes como a fundação da aldeia M’Boy, a mudança do nome para Embu, a emancipação do município, entre outros. A cartilha tem oito páginas e a história é composta por 22 ilustrações bastante divertidas e com textos de fácil leitura produzidos por Elza Alemàn, também responsável pela pesquisa. Os exemplares serão distribuídos hoje, 11/10, na festa em comemoração ao Dia das Crianças, no domingo, no Projeto Dia da Leitura e em todas as bibliotecas públicas municipais.

O trabalho só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura da Estância Turística de Embu.

Sobre o artista Alemàn – José Luis Alemàn Alvarez nasceu em Lisboa, Portugal, em 5 de setembro de 1937 e desde tenra idade demonstra grande habilidade artística. Dos 12 aos 16 anos freqüentou o atelier de Mário Costa, pintor e cenarista, onde desenvolveu seus conhecimentos de desenho e aprendeu a utilizar os mais variados materiais. Em 1954 vem residir no Brasil, radicando-se em São Paulo, local em que ingressou no ramo da propaganda e desenho publicitário. Em 1980 mudou-se para a cidade de Embu, tendo como meta principal as artes plásticas.

Alemàn recebeu a Grande Medalha de Prata, no Salão de Artes Plásticas de 1982 e desde então colaborou com o movimento artístico da cidade. Foi diretor de arte da Associação Mais Embu e em 1994 integrou a equipe da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Embu, atuando por um período como Secretário de Turismo. Como artista plástico, compõe óleos sobre tela com estilo geométrico, muito próprio. Colecionadores e clientes particulares de outros paises vêm constantemente em busca de novas telas do Alemán. Suas mãos essencialmente criativas também são dadas ao artesanato e mais que um hobby, transforma o cimento, o papel e o barro em magníficas peças de arte decorativa.

Fonte: Embu

Nenhum comentário: