quarta-feira, 22 de abril de 2009

Salve os quadrinhos nacionais!

Por Marcus Ramone | Ilustração: Ronaldo Barata

Apenas 20% dos livros vendidos no Brasil são de autores do País. É o que aponta um artigo do escritor Ataíde Lemos, publicado na semana passada no portal Centro de Mídia Independente.

O que surpreende nos motivos apontados pelo autor para esse número tão constrangedor foi o fato de eles serem praticamente os mesmos que fazem da produção de quadrinhos brasileiros uma piada nos sentidos profissional e mercadológico.

Se na literatura brasileira há os escritores que bancam editorial e financeiramente suas obras e muitos deles não ganham nada além de ver seus livros citados em resenhas críticas (quando muito), nos quadrinhos o amadorismo e o diletantismo são algumas das principais pragas que levam a HQ nacional a um estado de letargia em que vale muito mais um punhado de fãs (ou bajuladores) do que a busca pela melhoria da qualidade dos trabalhos.

Então, vamos eleger os "culpados", levando-se em conta que as palavras a seguir não são bem uma exposição de culpa, apenas uma reflexão sobre a contribuição de quadrinhistas, leitores, editoras e sites especializados para esse problema do mercado nacional de HQs.

Começando pelos quadrinhistas: quem não quer produzir com dedicação, estudo e, principalmente, autocrítica, não tem o direito de reclamar da falta de espaço e apoio, muito menos pode "chorar" pela dificuldade de ganhar dinheiro com isso - se é que há muitos autores preocupados em transformar a coisa em profissão.

O que se vê é muito, muito trabalho ruim, daqueles que nunca encontrarão uma editora disposta a publicar ao menos um exemplar. Bastava ao autor um pouco da autocrítica - ou aceitar os erros que outros apontam, sem responder com o velho chavão "Esse cara é contra os quadrinhos nacionais" -, para apresentar aos leitores (e a uma eventual publicadora) um material minimamente aceitável e vendável.

Hoje, há produções de quadrinhos nacionais como nunca houve em outros tempos. A diferença é que a imensa (e bote imensa nisso) maioria é material independente que quase não chega às bancas e, via de regra, é mal escrito - inclusive no sentido gramatical da expressão -, tem desenhos ruins e é pouco divulgado, com raras exceções.

Mas é no meio disso tudo que aparecem trabalhos excelentes, obras que merecem aplausos e destaque, pois é inegável que o Brasil foi e continua sendo um celeiro de grandes artistas do traço.

Também é aí que entra o leitor, em sua maioria tão preconceituoso que não quer ou não consegue separar o joio do trigo. "É nacional? Então não presta", dizem muitos.

O complexo de vira-lata do brasileiro, já apagado em tantos segmentos, parece cada vez mais forte na área dos quadrinhos. "Qualquer porcaria produzida lá fora ainda é melhor do que as boas produções daqui", escrevem alguns pela internet afora.

Não é verdade.

Às vezes me pergunto: Mike Deodato seria tão conhecido por aqui e considerado "o cara" se não estivesse trabalhando para editoras dos Estados Unidos? O que ele fizesse para o mercado brasileiro seria inferior ao que atualmente faz para lá?

E se Crise Final e similares, duramente criticados, fossem produções brasileiras que mudassem apenas os personagens? Seriam piores do que são, simplesmente por não serem criadas nos Estados Unidos?

Quanto às editoras de quadrinhos, parafraseando o que Ataíde Lemos disse sobre as publicadoras de livros, elas buscam lucro e não são entidades caça-talentos, lançando apenas produtos que tragam a certeza de um bom retorno financeiro.

É preciso conviver com isso. A despeito de como trabalham muitos quadrinhistas nacionais, as editoras são empresas que pensam profissionalmente.

Mas, dentre algumas soluções - nas quais pode ser incluída a simples procura por um bom material; afinal, há apostas em HQs estrangeiras desconhecidas por aqui que acabam se tornando bem-sucedidas comercialmente -, as editoras poderiam manter ou se associar a um estúdio para produzir seu próprio material, como o saudoso Estúdio Disney da Editora Abril.

Nesse aspecto, em vez de receber e na mesma hora refutar um trabalho já pronto, que por algum motivo não agradou, a editora poderia fazer o seu papel de editar, acompanhando todo o processo criativo. No fim, poderia até mesmo pensar em exportar suas produções.

A meu ver, qualquer fracassada tentativa anterior de fazer algo do tipo (como a Abril Comics, no final da década passada) não serve agora como motivo para engavetar novos projetos. É impressionante o que um pouco de coragem pode trazer de positivo a qualquer empreendimento.

Na seara da internet, acho válidos os sites e blogs especializados em quadrinhos brasileiros, em sua maioria dedicados apenas aos lançamentos independentes - a maioria do coletivo 4º Mundo, que vem ganhando espaço e destaque justamente por ser organizado, mesmo que nem todas as publicações com seu selo sejam um primor de qualidade.

Esses sites e blogs são algumas das ferramentas pelas quais muitas HQs ganham uma divulgação mais ampla, algo que sem a grande rede seria praticamente impossível.

Só que, infelizmente, percebo um radicalismo que não leva a nada.

Primeiro, há uma tendência, em alguns desses sites, a levantar incômodas bandeiras xenófobas (contradizentes com a própria insistência de várias HQs, divulgadas ali, em emular super-heróis gringos). Depois, o exagero em enaltecer qualidades muitas vezes inexistentes, apenas por serem quadrinhos nacionais - tapinha nas costas e palavras bonitas são bons; mas, de vez em quando, apontar equívocos é o melhor incentivo para ajudar alguém a crescer em qualquer área da vida.

Considero um tiro no pé essa segmentação. Ora, se já é difícil divulgar essas HQs e diminuir o preconceito contra elas, qual o sentido de afastar os visitantes com assuntos restritos e ataques (explícitos ou não) endereçados a leitores que só curtem quadrinhos norte-americanos?

Garanto que eu mesmo visitaria com mais frequência esses sites se encontrasse neles informações não apenas de materiais brasileiros, mas também sobre lançamentos de HQs europeias, japonesas, norte-americanas... enfim, de quadrinhos, sejam eles de que nacionalidade forem. Bastava que fossem bons

Alguém pode argumentar que tem o direito de montar uma página na internet sobre o estilo de quadrinhos que preferir. Isso é óbvio e, repito, é uma bem-vinda forma de divulgação. Mas, dada a situação atípica da produção nacional, caberia um pouquinho de flexibilidade para atrair mais visitantes que, por exemplo, em busca de informações sobre um mangá recém-lançado, conheceria - e se interessaria - por uma determinada revista em quadrinhos nacional da qual nunca tomara conhecimento.

É claro que omiti ou me esqueci de expor e analisar muitos aspectos sobre o mercado de quadrinhos brasileiros e os elementos que o compõem, mesmo porque nunca foi minha intenção redigir uma tese acerca de um tema que envolve tantos "se", "talvez", "não é bem assim", "você está errado" e "eu estou certo".

Afinal, vale lembrar, faz quase 30 anos que as HQs mais vendidas no Brasil são brasileiras - as revistas da Turma da Mônica. Mas tem espaço para muito mais autores e suas criações no mercado.

Espero apenas que tomem forma debates nos quais pipoquem soluções e iniciativas que tragam ao título deste meu artigo um significado muito além do trocadilho suscitado por ele.

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos/2009/rec_hqnacional.cfm

Nenhum comentário: